x

WHATSAPP

WhatsApp: prints de fotos e vídeos de visualização única começam a ser bloqueados

Segundo a empresa, ainda não há uma data para que o recurso chegue a todas as versões do app.

06/10/2022 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
WhatsApp começa a bloquear print de visualização única de vídeos e fotos

 WhatsApp: prints de fotos e vídeos de visualização única começam a ser bloqueados Pexels

O WhatsApp está implementando, de forma gradual, o recurso de bloqueio de captura de tela em fotos e vídeos de visualização única.

O mecanismo, que garante mais segurança no envio de arquivos de imagens feitas para não ficarem registradas, está disponível apenas para testadores da versão Beta.

Segundo a empresa de propriedade da Meta, ainda não existe uma data para que o recurso chegue a todas as versões do aplicativo.

A novidade veio pouco mais de um ano depois que a função de compartilhar imagens que só podem ser vistas uma única vez foi lançada.

Em agosto do ano passado, inspirado no aplicativo Snapchat, o WhatsApp passou a permitir que o usuário envie arquivos de conteúdo sensível sem que eles se tornem um registro digital permanente.

Assim, após a visualização, o conteúdo é automaticamente apagado e a mensagem passa a ser exibida apenas como “aberta”.

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, o objetivo era dar ao usuário ainda mais controle sobre sua própria privacidade.

No entanto, a função chegou para o usuário com algumas brechas. Além de permitir que o destinatário realizasse a captura da tela ao abrir a mensagem, o remetente também não era avisado quando o conteúdo fosse “printado”.

Agora, com o novo recurso, ao tentar realizar o print da tela em uma mensagem autodestrutiva o aplicativo exibirá uma mensagem de que não é possível fazer a captura de tela devido à política de segurança.

De acordo com o site WABetaInfo, especializado em atualizações do app, o uso de outros aplicativos de captura de tela também não será possível. Ao fazer o print da tela do WhatsApp a partir de outro app, a imagem ficará preta. A tentativa de captura de tela não será notificada ao remetente da mensagem.

Ainda segundo o site, utilizar a função de gravação de tela antes de abrir uma mensagem de visualização única também não surtirá efeito. Durante esse processo, ao abrir a mensagem autodestrutiva a gravação do vídeo será interrompida.

Por enquanto, o bloqueio na captura de tela em imagens de visualização única foi identificado no WhatsApp Beta para Android na versão 2.22.22.3.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.