x

NOVO EPISÓDIO

Fecha a Conta: saiba como conseguir e negociar crédito para sua empresa e qual o melhor momento para solicitar

O quarto episódio da nova temporada do Fecha a Conta entrevistou o PhD em Economia André Sacconato, que deu várias dicas para o empresário que precisa de crédito financeiro.

13/10/2022 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fecha a Conta: saiba como conseguir e negociar crédito para sua empresa e qual o melhor momento para solicitar

O novo episódio do Fecha a Conta desta semana traz um assunto indispensável para todos os empresários: como conseguir crédito financeiro para sua empresa.

O crédito para as empresas pode ser uma solução em diversas situações, mas escolher o momento certo para solicitá-lo e saber os riscos e vantagens de cada negociação é essencial para que o dinheiro não se torne um problema para o empresário.

Para tirar todas as dúvidas sobre o tema, nossa bancada recebeu o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e PhD em Economia, Relações Governamentais e Ambiente de Negócios, André Sacconato.

O especialista compartilhou dicas e insights para os empresários contábeis que estão pensando em solicitar crédito junto às financeiras, seja para quitar dívidas, seja para ampliar seu negócio. Em todos os casos, certos cuidados devem ser tomados.

“Para pegar crédito, precisa lembrar que é algo que tem que ser planejado. Queira ou não queira, você está pagando quase 20% ao ano. Ou você está muito mal e sabe que vai melhorar, e aí você pega o crédito para sobreviver, ou você sabe que tem algo que vai render muito mais que 20%, que hoje em dia, líquido, sabemos que não é nada fácil”.

O economista também fala sobre o impacto da economia na atuação dos empresários e a importância de quebrar algumas lendas que envolvem as duas áreas.

“Quando teve o apagão, lá no ano de 2000, e o preço das lâmpadas fluorescentes subiram e falaram que as empresas estavam “esfolando” o consumidor. A demanda subiu, os custos dela subiram e [a empresa] repassou os custos para o preço. Isso acontece sempre que possível, assim como foi o caso do álcool gel e das máscaras. E aí repassa o preço e isso vira inflação”, explica Sacconato.

Sobre o tema, ele ainda acrescenta: "A gente tem, no Brasil, um problema de achar que o empresário é o vilão. Que ele está lá só esperando para demitir. Empresário não é vilão, empresário é um consumidor que produz”.

O novo episódio, que foi ao ar nesta quinta-feira (13), às 14h, já está disponível no link abaixo, tanto em vídeo no YouTube quanto no Spotify em formato podcast.

Conheça o Fecha a Conta

O programa é comandado pelo Contador Revoltado e pelo especialista em Recuperação Tributária, Anderson Souza, que também é parceiro e articulista do portal. O time fica completo com a participação da Izabella Miranda, jornalista do Contábeis, que é porta-voz das perguntas que os leitores enviam no fórum e nas redes sociais.

Se você perdeu o último episódio do Fecha a Conta com o CEO da Wisecont, Robson Cavalcanti, sobre como melhorar a produtividade dentro do seu negócio contábil para ter resultados ainda melhores, ainda dá tempo de conferir o bate-papo na íntegra em nosso YouTube.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.