A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos (RH), mais especificamente pela área de gestão de pessoas, para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa.
Ela pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da organização.
A metodologia ajuda a entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela organização e, a partir de uma análise de hard skills e soft skills, ou seja, de habilidades técnicas e comportamentais, é possível traçar um plano estratégico.
Além disso, a avaliação de performance auxilia em uma visão estratégica para a empresa, já que coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada funcionário quanto no que concerne às equipes. Dessa forma, fica mais fácil visualizar formas de aprimorar processos e gerar mais resultados.
Objetivos da avaliação de desempenho
Entre os objetivos mais comuns da avaliação de desempenho, estão desenvolvimento, melhoria e inovação.
As metas ajudam a mensurar o progresso e auxiliar no direcionamento do colaborador. Veja como definir.
Metas de desenvolvimento
Correspondem ao crescimento profissional ou pessoal. Aqui, você identifica o potencial do colaborador e busca a promoção das competências-chave para concretizá-lo.
Metas de melhoria
São os casos de corrigir o desempenho. Isso ocorre quando os relatórios apontam uma performance aquém dos padrões e requisitos esperados, e o RH deve acompanhar a evolução dos indicadores.
Metas de inovação
Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa, porque, como o mundo vem se transformando rapidamente, as organizações são constantemente chamadas a inovar.
Metas Smart
Escolhendo as metas de desenvolvimento, melhoria e inovação, ou focando em outro aspecto, será importante estabelecer níveis de exigência adequados. A metodologia smart pode auxiliar bastante, uma vez que estabelece que as metas devem ser:
- Algo claramente identificável e particularizado (específicas);
- Aferíveis em termos quantitativos ou qualitativos(mensuráveis);
- Um patamar dentro das possibilidades, forças e recursos dos destinatários (atingíveis);
- Um fator realmente importante para empresa (relevantes);
- Concretizáveis dentro de um prazo (definidas no tempo).
Ao considerar os cinco critérios, você promoverá a transparência nas avaliações de desempenho. Afinal, todos saberão quais são as expectativas, e elas serão justas.
Com informações da Gupy