x

Empresarial

Avaliação de desempenho: entenda a importância e como aplicar

A avaliação de desempenho mensura a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa.

18/10/2022 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Avaliação de desempenho: o que é e qual a importância

Avaliação de desempenho: entenda a importância e como aplicar Warley Andrade/TV Brasil

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos (RH), mais especificamente pela área de gestão de pessoas, para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa. 

Ela pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da organização.

A metodologia ajuda a entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela organização e, a partir de uma análise de hard skills e soft skills, ou seja, de habilidades técnicas e comportamentais, é possível traçar um plano estratégico.

Além disso, a avaliação de performance auxilia em uma visão estratégica para a empresa, já que coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada funcionário quanto no que concerne às equipes. Dessa forma, fica mais fácil visualizar formas de aprimorar processos e gerar mais resultados.

Objetivos da avaliação de desempenho

Entre os objetivos mais comuns da avaliação de desempenho, estão desenvolvimento, melhoria e inovação.

As metas ajudam a mensurar o progresso e auxiliar no direcionamento do colaborador. Veja como definir.

Metas de desenvolvimento

Correspondem ao crescimento profissional ou pessoal. Aqui, você identifica o potencial do colaborador e busca a promoção das competências-chave para concretizá-lo.

Metas de melhoria

São os casos de corrigir o desempenho. Isso ocorre quando os relatórios apontam uma performance aquém dos padrões e requisitos esperados, e o RH deve acompanhar a evolução dos indicadores.

Metas de inovação

Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa, porque, como o mundo vem se transformando rapidamente, as organizações são constantemente chamadas a inovar.

Metas Smart

Escolhendo as metas de desenvolvimento, melhoria e inovação, ou focando em outro aspecto, será importante estabelecer níveis de exigência adequados. A metodologia smart pode auxiliar bastante, uma vez que estabelece que as metas devem ser:

  • Algo claramente identificável e particularizado (específicas);
  • Aferíveis em termos quantitativos ou qualitativos(mensuráveis);
  • Um patamar dentro das possibilidades, forças e recursos dos destinatários (atingíveis);
  • Um fator realmente importante para empresa (relevantes);
  • Concretizáveis dentro de um prazo (definidas no tempo).

Ao considerar os cinco critérios, você promoverá a transparência nas avaliações de desempenho. Afinal, todos saberão quais são as expectativas, e elas serão justas.

Com informações da Gupy

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.