Os empréstimos possibilitam que as empresas consigam dinheiro suficiente para investir em infraestrutura, renovação de maquinário, contratação de pessoas, entre outras funções.
Contudo, a quantia do empréstimo varia conforme o limite estabelecido pelas instituições financeiras que concedem o crédito.
Com esse valor, os bancos têm uma maior garantia financeira de que, de fato, a empresa conseguirá pagá-lo.
Cálculo do limite de crédito
Para fazer o cálculo do limite de crédito, o banco realiza uma análise financeira da empresa, solicitando documentos que comprovem a renda e o faturamento bruto dos últimos meses. Em geral, também se considera o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas por mês.
Além disso, informações como tamanho da empresa, tempo de mercado, capital social, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), fontes de financiamentos, balanço patrimonial e outros fatores também podem interferir no cálculo deste limite.
O importante é que o banco ou instituição saiba que o valor liberado para a empresa realmente retorne no momento certo, e com os juros estipulados.
Vale lembrar que sempre é feita uma consulta em órgãos de proteção ao crédito para verificar se existem restrições por parte daquela empresa. Portanto, manter a ficha da organização “limpa” é extremamente importante.
Saiba mais:
Concessão de crédito para pequenos negócios cresceu 57% no segundo trimestre