x

Crédito

Empréstimos: entenda como é feito o cálculo do limite de crédito

Empréstimos permitem investimentos em infraestrutura, renovação de maquinário, contratação de pessoas, entre outras funções.

24/10/2022 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empréstimos: entenda o que é analisado para liberação

Empréstimos: entenda como é feito o cálculo do limite de crédito Pexels

Os empréstimos possibilitam que as empresas consigam dinheiro suficiente para investir em infraestrutura, renovação de maquinário, contratação de pessoas, entre outras funções.

Contudo, a quantia do empréstimo varia conforme o limite estabelecido pelas instituições financeiras que concedem o crédito.

Com esse valor, os bancos têm uma maior garantia financeira de que, de fato, a empresa conseguirá pagá-lo.

Cálculo do limite de crédito

Para fazer o cálculo do limite de crédito, o banco realiza uma análise financeira da empresa, solicitando documentos que comprovem a renda e o faturamento bruto dos últimos meses. Em geral, também se considera o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas por mês.

Além disso, informações como tamanho da empresa, tempo de mercado, capital social, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) , fontes de financiamentos, balanço patrimonial e outros fatores também podem interferir no cálculo deste limite. 

O importante é que o banco ou instituição saiba que o valor liberado para a empresa realmente retorne no momento certo, e com os juros estipulados.

Vale lembrar que sempre é feita uma consulta em órgãos de proteção ao crédito para verificar se existem restrições por parte daquela empresa. Portanto, manter a ficha da organização “limpa” é extremamente importante.

Saiba mais:

Concessão de crédito para pequenos negócios cresceu 57% no segundo trimestre

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.