x

SPE

Governo federal institui o Tramita.GOV.BR; conheça plataforma

Plataforma digital de comunicação entre sistemas de processos administrativos eletrônicos (SPE) deverá ser implantada por toda a Administração Pública federal.

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tramita.GOV.BR é instituido no governo federal

 Governo federal institui o Tramita.GOV.BR; conheça plataforma Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

O Ministério da Economia instituiu o Tramita.GOV.BR, que permite a comunicação entre sistemas de processos administrativos eletrônicos (SPE).

Segundo o ministério, o objetivo da adoção e expansão da nova solução é estabelecer um padrão para trâmite totalmente digital de processos administrativos eletrônicos e documentos avulsos entre os diferentes órgãos da Administração Pública.

A plataforma padroniza sistemas para que conversem entre si e  substitui o barramento de serviços já utilizado por 129 órgãos e aguardado por outros 70 órgãos e entidades em processo de implantação.

A solução traz mais transparência e agilidade, uma vez que permite a expedição e o acompanhamento 100% digital dos processos administrativos eletrônicos, reduzindo o tempo de tramitação, além de diminuir os custos financeiros e ambientais, já que elimina os gastos com impressão, armazenamento e envio físico. 

O Tramita.GOV.BR poderá ser cedido, por meio de termo de adesão, aos demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Vantagens do Tramita.GOV.BR

  • Redução do tempo de tramitação entre órgãos/entidades;
  • Tramitação 100% digital;
  • Redução de custos financeiros e ambientais associados à impressão e à tramitação física;
  • Infraestrutura centralizada pelo Ministério da Economia;
  • Tramitação segura de processos/documentos avulsos;
  • Confirmação da realização do trâmite de processos/documentos avulsos;
  • Trâmite eletrônico independentemente da tecnologia e sistema de processo eletrônico adotado, devido à definição e ao estabelecimento de um protocolo comum para tramitação.

Quem pode aderir o Tramita.GOV.BR

Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional que ainda não utilizavam o Barramento deverão implantar o Tramita.GOV.BR, a partir de 1º de dezembro de 2022. 

O Tramita também poderá ser cedido, por meio de termo de adesão, aos demais órgãos e as entidades dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Clique aqui e veja o passo a passo para iniciar a implantação do Tramita.GOV.BR no portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Com informações do Ministério da Economia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies