x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ESCOLHA DE CARREIRA

Processo de decisão de carreira exige autoconhecimento

Período de decisão sobre qual carreira seguir pode ser longo e tortuoso, mas a ajuda profissional abre a possibilidade de chegar na escolha com mais tranquilidade e segurança.

19/11/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carreira: processo de decisão exige autoconhecimento

Processo de decisão de carreira exige autoconhecimento Foto: Tirachard Kumtanom/Pexels

Muitos jovens se deparam com um problema quando estão no Ensino Médio e começam a preparação para os exames de ingresso na universidade: qual profissão seguir? Será que não é muito cedo para escolher? Vale apostar naquilo que gosta ou cursar o que traz mais dinheiro?

Os questionamentos são muitos e podem transformar este momento decisivo em um tormento. Mas especialistas podem ajudar o aluno a sofrer menos na hora de tomar esta decisão. Há meios que podem tornar esta viagem muito mais tranquila e menos traumatizante.

Primeiro, é importante ter claro que essa decisão envolve autoconhecimento e ações responsáveis para a tomada de decisão. 

O estudante deve conhecer suas habilidades, no que ele é bom em executar (atividades) e ainda quais ele gosta ou não de fazer, explica a psicóloga, professora, especialista em Avaliação Psicológica e Mestre em Reabilitação e Inclusão, Cristiane Antunes Russo Rangel.

Cristiane diz ser muito importante que os jovens visitem faculdades e conversem com os coordenadores dos cursos. Segundo ela, isso ajudará muito nessa tomada de decisão.

Quando se fala nas diversas opções de cursos (áreas tradicionais ou áreas novas), a psicóloga, professora e orientadora de carreira Luciane Linden diz que o indicado é decidir equilibrando coração e razão, independentemente de ser uma área nova ou tradicional.

Conhecer mais da opção almejada é fundamental. Identificar campos de atuação. Saber com profundidade sobre a área para a decisão ser mais segura e assertiva. A carreira não é algo linear, é construída ao longo da própria caminhada. Então, não é preciso ainda saber a especialidade que vai seguir, sugere Luciane.

A professora Luciane também aponta que o estudante deve olhar para si e pesquisar muito sobre as opções de interesse alinhadas com o seu perfil. Ela diz que é importante que ele tente se imaginar atuando, se aproxime da área para ter mais convicção da escolha.

Estudo e trabalho: funciona?

Trabalhar ou não durante o período em que se cursa a universidade é outra dúvida comum. Todos os profissionais concluem que esta escolha varia muito da necessidade e disponibilidade do jovem. O que é unânime é a dedicação ao curso.

Para a psicóloga, professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Manoela Ziebell, um mundo em constante transformação dificulta precisar quais profissões terão mais chances de êxito no médio e longo prazos. Apesar disso, ressalta, é possível utilizar ferramentas para facilitar este processo:

Tenha certeza de que a sua escolha, neste momento, não precisa ser para sempre e que não existe alternativa certa. As pessoas fazem as melhores escolhas que são capazes a cada momento. E como são feitas com base em informações que as pessoas dispõem, é importante buscar tanto subsídio quanto for possível.

O teste vocacional também é uma opção que pode ajudar, sugere Manoela, mas ela salienta também que é preciso estar atento a que tipo de exame o aluno irá se submeter:

Os testes podem atuar como atalhos no processo de autoconhecimento, mas, para atingirem todo o seu potencial, é importante que sejam aplicados por profissionais capacitados.

Para isso, o estudante deve ficar atento. Muitas universidades disponibilizam grupos e espaços que auxiliam o jovem nesta escolha profissional. Esta pode ser uma alternativa inteligente e que vai facilitar o processo de entrada no Ensino Superior.

Orientação

O que fazer e o que não fazer na hora de escolher a profissão:

  • Identificar a área de interesse: veja quais disciplinas mais gosta na escola. Este pode ser um bom começo para definir seu futuro;
  • Informe-se: a internet possibilita que todo mundo tenha acesso a detalhes de todas as profissões;
  • Autoconhecimento: conheça as suas habilidades e o que gosta de fazer. Isso pode ser um bom balizador desta escolha;
  • Universidades: visite uma instituição do seu interesse (elas promovem visitações) e conheça um pouco da rotina;
  • Orientação profissional: diversos profissionais trabalham com este foco e podem ajudar na hora da escolha da carreira. 

Não fazer na hora de escolher a profissão:

  • Definir a profissão: escolher a sua carreira sem conhecer a área é um erro muito comum;
  • Decidir por imposição da família: muitos estudantes acabam sendo influenciados pelos pais na hora de escolher o curso. Mas esta deve ser uma decisão individual;
  • Escolher sem a ajuda de especialistas: escolher a profissão sem conversar com profissionais da área ou com especialistas que trabalham com isso pode ser um erro;
  • Focar apenas no dinheiro: este é um erro bem comum. Com o tempo, muitos profissionais se arrependem de uma escolha baseada apenas em rendimento;
  • Não ter um propósito: é fundamental identificar a sua vocação para não se arrepender depois.

Com informações do GZH Educação e Trabalho

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.