x

TRABALHISTA

Sindicatos internacionais pedem regularização de empregos informais s e lamentam diferença salarial acima de 20% entre homens e mulheres

A Confederação Sindical Internacional (CSI) quer regularizar pelo menos metade dos dois bilhões de empregos informais que existem no mundo todo.

21/11/2022 11:40:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sindicatos internacionais pedem regularização de 1 bilhão de empregos

Sindicatos internacionais pedem regularização de empregos informais s e lamentam diferença salarial acima de 20% entre homens e mulheres Foto: David McEachan/Pexels

A Confederação Sindical Internacional (CSI) pediu a regularização, antes de 2030, de pelo menos metade dos dois bilhões de empregos informais que, segundo suas estimativas, existem atualmente no mundo.

A afirmação foi feita durante seu congresso mundial, que acontece na Austrália até esta terça-feira (22).

Em relação aos salários, a CSI lamenta que a diferença salarial entre homens e mulheres continue superior a 20% em todo o mundo e "apela a salários dignos para todos os trabalhadores, incluindo trabalhadores informais e domiciliares".

O movimento sindical global, que reúne 332 sindicatos e afirma representar 200 milhões de trabalhadores, pede também "medidas urgentes para garantir uma taxa mínima de imposto para as empresas a nível internacional".

No final de 2021, cem países assinaram um acordo nesse sentido sob mediação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas sua adoção demora devido a bloqueios em algumas regiões.

Diante da crise de saúde causada pela pandemia de Covid-19 e pelos desafios climáticos, a o secretário-geral da CSI, Sharan Burrow, afirma "queremos construir economias baseadas na prosperidade compartilhada, com garantia de emprego seguro".

"Isso se traduz em um novo contrato social com seis demandas claras: emprego, direitos, salários, proteção social, igualdade e inclusão” acrescentou Burrow.

Fonte: Com informações France Presse

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.