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Intenção de consumo das famílias brasileiras atinge recorde em 2 anos puxada pela Copa do Mundo, Black Friday e Natal

Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve alta em novembro e atingiu maior número desde abril de 2020, com 89 pontos.

27/11/2022 10:00:02

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Intenção de consumo das famílias cresce e atinge maior nível desde 2020

Intenção de consumo das famílias brasileiras atinge recorde em 2 anos puxada pela Copa do Mundo, Black Friday e Natal pxhere

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve alta de 1,3% neste mês de novembro e alcançou o maior patamar desde abril de 2020, com 89 pontos.

A pesquisa revela que entre os principais motivos para o aumento do desejo de consumir estão a Black Friday, que aconteceu nesta sexta-feira (25), a Copa do Mundo, que já está acontecendo, e o Natal.

De acordo com a CNC, quatro em cada dez consumidores pretendem comprar produtos relacionados aos jogos, especialmente homens, jovens e de alta renda.

Além das datas comemorativas, a inflação mais moderada dos últimos meses também foi um fator decisivo, além do crescimento da geração de vagas de trabalho formal e maiores transferências de rendas no final do ano, motivadas pelas eleições.

Apesar da melhora ao longo do ano, o ICF só é considerado realmente positivo quando supera os 100 pontos. 

Entre os componentes que influenciam no índice, estão o patamar de nível de consumo atual da população, a perspectiva de consumo, o acesso ao crédito e o momento para bens duráveis, sendo que todos eles puxam para baixo o ICF.

Em contrapartida, acima dos 100 pontos e puxando o índice para cima estão a percepção sobre o emprego atual, a renda e a perspectiva profissional.

A pesquisa também levantou alguns pontos específicos para o consumo de itens da copa e, em comparação com 2018, houve um aumento de 7,5% para 14,9% na intenção de comprar roupas e quando questionados sobre alimentos e bebidas, o índice também cresceu de 9,9% para 14,6%.

Os planos de compra de televisores caíram neste ano, de 4,3% para 3,8%, mas ainda assim, segundo a CNC, o segmento de móveis e eletrodomésticos deve responder pela maior parte do faturamento do comércio em razão do evento.

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