Amanhã (25) acontece mais uma edição da Black Friday, megapromoção que já é data oficial no calendário dos brasileiros. O dia foi criado no intuito de promover descontos para os consumidores em diversos produtos e serviços e justamente por isso chama atenção de golpistas que “se preparam para agir.”
O CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, neste ano, chama atenção para as propagandas dentro das redes sociais, como Instagram e TikTok, com produtos exclusivos e desejados com descontos agressivos.
“Geralmente te mandam para uma conta de WhatsApp e lojinha de pagamento em Pix. É importante dizer que o Pix não dá marcha ré, se pagou, não vai alcançar”, alertou.
Por esse motivo, ele é categórico: “Não pague com o Pix se não conhece a loja.”
O especialista reforça que o chamado phishing é um problema, que são “promoções por e-mail e sites que tentam se passar por outras marcas.”
Outra boa dica é utilizar cartões de crédito virtuais, aqueles feitos para “uma única compra.”
Expectativa de vendas
Uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, mostra que na Black Friday deste ano o consumidor deve gastar mais do que em 2021.
- 43% dos entrevistados responderam que vão fazer compras durante a promoção;
- outros 42% alegam que não vão comprar porque não confiam na data e não acham que vão ter promoções reais.
- Quase 60% dos consumidores manifestaram que vão gastar mais de R$ 1 mil.
O sucesso da Black Friday, para Edu Neves, “está na mão do varejo, já que o consumidor diz que não acredita, mas, se vier a condição que cabe no bolso, ele fará a compra”.
O CEO do Reclame Aqui completou que o consumidor busca dois tipos de descontos: para pequenos valores, pagamento no Pix, e, para valores altos, parcelamento no crédito.
Com informações da CNN