x

Economia

Pix parcelado: 60% dos donos de negócios ainda não sabem que podem oferecer modalidade à clientes

Dados são de um levantamento da Boa Vista que tinha objetivo de mapear a utilização das novas formas de pagamento oferecidas aos consumidores.

28/11/2022 09:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pix: 60% dos empresários não sabem que podem oferecer parcelamento

Pix parcelado: 60% dos donos de negócios ainda não sabem que podem oferecer modalidade à clientes Foto: Pexels/Gustavo Fring

Um levantamento feito pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, mostrou que seis em cada dez empresas do comércio, indústria e serviços desconhecem que já é possível oferecer o parcelamento de uma compra via Pix.

No entanto, ao saberem dessa modalidade, 72% dos entrevistados sinalizaram intenção em disponibilizá-la ao cliente.

A pesquisa tinha objetivo de mapear a utilização das novas formas de pagamento oferecidas aos consumidores, principalmente o Pix parcelado e o chamado BNPL (compre agora, pague depois, na sigla em inglês), também conhecido como crediário digital.

No caso do BNPL, usado em países como Estados Unidos e Inglaterra, o índice de desconhecimento chega a 85%. Este formato combina diversas formas de parcelamento, incluindo parcelas no cartão de crédito, débito e Pix.

A Boa Vista afirma que a implementação do Pix, em 2020, acelerou a dinâmica de pagamento no setor financeiro, porém muitas empresas ainda são resistentes às funcionalidades adicionais.

No caso do BNPL, a disposição dos empresários é menor.

Lançado em novembro de 2020, auge da pandemia, o Pix se tornou o queridinho dos brasileiros por conta da rapidez nos pagamentos e transferências sem taxas. 

Segundo dados do Banco Central, de novembro de 2020 até setembro de 2022, foram feitas 26 bilhões de transações pela ferramenta de pagamento instantâneo, com valores transacionados de R$ 12,9 trilhões.

Na pesquisa da Boa Vista, o Pix é apontado como o meio de recebimento mais aceito entre os estabelecimentos, seguido pelo dinheiro físico e os cartões de débito e crédito.

Com informações do Painel S.A 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.