x

PDV

Sistema PDV: confira o que é e outras principais dúvidas

Se você deseja aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito e ter um sistema intuitivo e prático para acompanhar as vendas e gerenciar todo o seu estabelecimento, é uma boa ideia investir em um sistema de PDV.

29/11/2022 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sistema PDV: confira o que é e outras principais dúvidas

Sistema PDV: confira o que é e outras principais dúvidas Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

Se você deseja aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito e ter um sistema intuitivo e prático para acompanhar as vendas e gerenciar todo o seu estabelecimento, é uma boa ideia investir em um sistema de PDV.  

Não ter um bom sistema de PDV é um fator que acarreta algumas consequências no dia a dia de trabalho, pois sem a tecnologia de um sistema para PDV, acontece o atendimento ao cliente sem nenhum diferencial, além de falta de agilidade e eficiência nos processos administrativos. 

O resultado, infelizmente, são processos de negócios operando de forma não inteligentes, o que gera prejuízos como custos operacionais aumentados, pontos de falha em toda a empresa, maior consumo de recursos e menor produtividade. 

Estas são apenas algumas das razões pelas quais, cada vez mais empresas, adotam sistemas integrados de gestão empresarial. 

Se você ainda não sabe o que é um sistema PDV, para que ele serve e como funciona, confira essas e outras respostas a seguir! 

Quais os tipos de PDV?

Primeiramente, é importante frisar que, nos estabelecimentos, existem dois usos diferentes para o termo Ponto de Venda, ou PDV. Uma, refere-se ao equipamento ou sistema utilizado para processar as transações de venda e administrar o negócio, o sistema para PDV, usado tanto na loja física quanto na loja virtual.

Enquanto o outro significado do termo, se trata da estratégia de marketing em torno da loja para promover produtos especiais. O PDV de vendas, são locais estratégicos que, tradicionalmente, as empresas têm este ponto perto das saídas das lojas para aumentar a taxa de compras por impulso à medida que os clientes saem.  

Este segundo, é um foco importante para os estabelecimentos porque é onde os consumidores tendem a tomar decisões de compra dos produtos ou serviços. 

O que é um sistema para PDV?

Um sistema para PDV é um equipamento usado para processar as transações do estabelecimento.  

Uma caixa registradora é um tipo de PDV, porém, ela vem sendo amplamente substituída por terminais PDV eletrônicos e tecnológicos, que podem ser usados para processar cartões de crédito e débito, dinheiro e até PIX.   

Sobretudo, softwares de PDV estão ficando cada vez mais elaborados, com recursos que permitem monitorar o estoque e as tendências de compra e rastrear a precisão dos preços.

Esses são apenas alguns dos benefícios de um sistema integrado de gestão empresarial. 

Quais as vantagens de aplicar automação no PDV?

Os sistemas de software de PDV simplificam as operações do varejo e restaurantes, automatizando o processo de transação e rastreando dados importantes de vendas.  

Os sistemas básicos incluem uma caixa registradora eletrônica e um software para coordenar os dados das vendas diárias. Varejistas podem ter mais funcionalidades com um software mais completo, sendo possível rastrear a precisão dos preços, alterações de estoque, receitas e gastos e cardápio digital e muito mais. 

Vale lembrar, que o uso de tecnologia integrada ajuda os varejistas a detectar discrepâncias nos preços ou no fluxo de caixa que podem levar à perda de lucros ou interromper as vendas.  

Para sistemas de PDV que monitoram o estoque e as tendências de compra, podem ajudar a evitar problemas de atendimento ao cliente, como vendas fora de estoque, e adaptar a compra e o marketing ao comportamento do consumidor. 

Como funciona o sistema de PDV?

Um sistema PDV permite que a empresa aceite pagamentos e acompanhe as vendas.

Mas, além disso, um sistema completo pode ajudar também a controlar toda a empresa, incluindo o estoque, emissão de notas fiscais, relatórios completos, armazenamento dos dados em nuvem, melhorar a segurança dos dados, aceitar as melhores formas de pagamentos, entre outras possibilidades.  

A configuração pode funcionar de maneiras diferentes, dependendo se você vende on-line, se tem uma loja física, ou ambos. 

Hoje, os sistemas modernos de PDV são totalmente digitais, o que significa que pode atender o cliente onde quer que ele esteja. Tudo o que precisa é de um software de qualidade para PDV e um dispositivo habilitado para internet, como um tablet, computador ou telefone. 

Alguns softwares, como o Noxmob, funcionam também por meio da maquininha de cartão, possibilitando um atendimento ao cliente flexível e personalizado. O totem para autoatendimento é outra opção de entregar ao cliente um atendimento personalizado.

Qual o melhor sistema de PDV?

Se você está procurando o melhor sistema de PDV para sua empresa, é importante entender quais tipos de ferramentas precisa para administrar e expandir seus negócios.  

Um bom sistema de PDV permite que você processe todas as vendas com segurança além de possibilitar gerenciar tarefas administrativas com mais eficiência e agilidade. 

Os tipos de vendas que você faz e as tarefas para as quais precisa de ajuda vão depender, consequentemente, do seu tipo de negócio. Um café movimentado, por exemplo, pode ter necessidades diferentes de uma loja de roupas. 

Os clientes ainda podem salvar suas informações de pagamento para usar em compras futuras e fazer o checkout mais rápido. Além disso, o sistema de PDV integrado mantém seus pedidos, itens e estoque online e na loja física sincronizados. 

Fonte: Deydjan Dias - Nox Automação

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.