x

Mercado de trabalho

Idade é motivo de demissão de 24% dos trabalhadores, diz pesquisa

Segundo levantamento do Vagas.com, 1 em cada 4 profissionais foi demitido por ser “muito velho”.

04/12/2022 08:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
1 em cada 4 profissionais foi demitido por ser “muito velho”

Idade é motivo de demissão de 24% dos trabalhadores, diz pesquisa Foto: Pexels/Marcus Aurelius

Uma pesquisa feita pelo site de emprego Vagas.com apontou que um em cada quatro profissionais já foi demitido por ser considerado “muito velho”. Cerca de 24% dos trabalhadores perderam seus empregos por esse motivo.

A pesquisa Etarismo, realizada em agosto deste ano, foi feita por meio da plataforma Vagas.com com a participação de 252 profissionais de Recursos Humanos. Os dados revelam informações sobre o cenário do mercado de trabalho para profissionais mais maduros. 

Por exemplo, uma em cada cinco empresas respondentes (21%) informou que considera eliminar candidatos mais velhos por conta da idade no momento da contratação, enquanto 79% foram contrários.

A maioria dos RHs, 81%, disseram que a companhia onde trabalham não promoveu nenhum programa para contratação de pessoas com mais de 50 anos no último ano. Porém, 58% afirmaram que as empresas procuraram contratar pessoas com mais de 50 anos nos últimos seis meses, enquanto 42% não tomaram essa medida.

Os núcleos de RH mostraram que é necessário convencer os gestores ou outras pessoas da equipe a contratar pessoas mais experientes, situação que já ocorreu com 55% dos respondentes. Outros 45% reportaram que não tiveram de passar por essa experiência.

Outro entrave para a contratação de profissionais mais sêniores é a falta de conscientização dentro das empresas. De acordo com a pesquisa, 90% informaram não ter conhecimento de ações ou palestras sobre etarismo. 

Além disso, a maioria dos respondentes (58%) diz não ter domínio suficiente do assunto para recrutar esses profissionais.

Com informações do Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.