x

PMEs

Apenas 22% das PMEs empregam sempre práticas de diversidade e inclusão no recrutamento

Pesquisa sobre recrutamento e seleção aponta ainda que 12% nunca empregam tais práticas no processo de escolha de candidatos; trata-se do maior percentual em relação a outros países em que a mesma pesquisa foi realizada

16/12/2022 17:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Apenas 22% das PMEs empregam sempre práticas de diversidade e inclusão no recrutamento

Apenas 22% das PMEs empregam sempre práticas de diversidade e inclusão no recrutamento Foto: fauxels/Pexels

Diversidade e inclusão são as principais práticas para a criação de um ambiente plural –e mais justo–, e ela começa no recrutamento de talentos.

No entanto, pesquisa realizada pelo GetApp, plataforma de recomendação de softwares, mostrou que apenas 2 de cada 10 pequenas e médias empresas (PMEs) sempre implementam práticas de diversidade e inclusão no recrutamento.

O levantamento online ouviu 306 profissionais de recursos humanos (RH), entre os dias 1 e 7 de setembro, que estavam envolvidos em atividades de seleção de talentos em PMEs.

Um exemplo de prática inclusiva no recrutamento seria a implementação de entrevistas às cegas, em que informações pessoais do candidato, como gênero e formação acadêmica, e sua imagem podem ser ocultadas para que vieses inconscientes dos recrutadores não interfiram no processo de seleção.

Os profissionais de RH também foram questionados quais elementos seriam importantes, pensando a partir da perspectiva dos candidatos, para decidirem aplicar a uma vaga de emprego. Apenas 15% acreditam que as políticas de diversidade e inclusão seriam um diferencial na decisão de realizar uma candidatura.

"Embora a discussão acerca da diversidade no ambiente corporativo tenha se intensificado nos últimos anos, os dados do GetApp indicam que a prática ainda não parece estar disseminada entre as PMEs brasileiras, especialmente na questão de recrutamento e seleção", comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Maioria das PMEs dizem incluir salário nas ofertas de emprego

A divulgação do salário em ofertas de emprego foi um dos temas que ganhou destaque em 2022, especialmente por conta da tramitação do projeto de lei 1149/22, que obriga as empresas a divulgarem a remuneração oferecida ao anunciar uma vaga.

No estudo do GetApp, 95% dos profissionais de RH disseram que suas empresas incluem o salário na descrição do anúncio –desse montante, 60% disseram divulgá-lo sempre e 35% o fazem às vezes.

De acordo com eles, o principal motivo para se incluir o salário na oferta é assegurar que as pessoas interessadas estão bem informadas antes de se candidatar ao emprego (70%).

Fonte: GetApp Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.