x

Treinamentos

Estudo mostra as principais tendências para treinamentos de equipes em 2023

Treinamentos devem considerar o ritmo de aprendizagem do funcionário e a estratégia de conhecimento dentro da empresa.

18/12/2022 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Confira 3 principais tendências para treinamentos em 2023

Estudo mostra as principais tendências para treinamentos de equipes em 2023 Pexels

Um estudo realizado pela plataforma de ensino Udemy mostra as três principais tendências de treinamento de equipes que as lideranças deverão seguir em 2023.

De acordo com a pesquisa, entre as tendências estão:

  • Alinhar a oferta de cursos de acordo com a cultura da empresa;
  • Permitir que o funcionário aprenda no seu ritmo de produção;
  • Implementar uma estratégia para a entrega de conhecimento, considerando todos os expedientes de trabalho (presencial, híbrido ou 100% remoto).

O trabalho, dirigido a companhias que desejam estruturar um plano de aprendizado eficiente, leva em conta a demanda de cursos por empregados de 12,5 mil organizações em todo o mundo e lista as habilidades mais procuradas pelos profissionais em 2022.

Treinamentos mais buscados

Entre as habilidades de negócios mais buscadas, estão finanças e contabilidade, liderança e gestão, marketing e gerência de projetos, de acordo com o diretor regional da Udemy para a América Latina, Raphael Spinelli. 

Nessas áreas de interesse, as principais altas foram detectadas em treinamentos como gestão da experiência do cliente, com um aumento de 449% ante o ano passado; comunicação não verbal (268%) e comunicação para negócios (211%).

Competências técnicas

Entre as competências técnicas, aparecem em destaque assuntos como computação em nuvem, ciência de dados, design e desenvolvimento. 

Também foram registradas procuras elevadas por capacitações em databricks ou programas de extração de informações de grandes bases de dados (2.161%), design de sistemas (1.012%) e 5G (643%).

Habilidades pessoais

Há ainda as habilidades pessoais mais requisitadas, como produtividade, gestão de tempo e idiomas. 

“Identificamos uma demanda muito alta dos alunos para aprender o inglês, visando posições globais e de liderança'', analisa Raphael Spinelli. 

Além disso, também se destacam temas ligados ao gerenciamento do estresse, como “consciência”, que escalou 825%; e “autoestima”, que subiu 105%.

Treinamentos em 2023

Diante dos dados do levantamento, a recomendação de Spinelli para as chefias é programar os treinamentos das equipes de acordo com uma cultura organizacional que acompanhe as mudanças tecnológicas e comportamentais no “pós-pandemia”. 

“Hoje, projetar experiências de aprendizado corporativo significa não apenas garantir que as habilidades ensinadas se relacionem com as estratégias das empresas, mas que considerem todas as formas de trabalhar. No presencial, no híbrido ou em home office.”

Com informações do Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.