x

Perfil Profissiográfico Previdenciá

Meu INSS: PPP eletrônico ficará disponível a partir do dia 16 de janeiro

A substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário físico pelo eletrônico já está valendo desde o dia 1º de janeiro.

09/01/2023 10:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PPP eletrônico poderá ser visualizado no dia 16 de janeiro

Meu INSS: PPP eletrônico ficará disponível a partir do dia 16 de janeiro Foto: Bartek Zakrzewski/Pixabay

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) passa a ser exclusivamente online em 2023, substituindo o antigo formato físico em papel, e a novidade já está valendo desde o dia 1º de janeiro.

A implantação do PPP consta na Portaria MTP nº. 1.010/2021, que prorrogou a Portaria MTP nº 34/2022, que previa a implantação para 1º de janeiro de 2022. 

O PPP eletrônico ficará disponível a partir do dia 16 de janeiro, próxima segunda-feira, no aplicativo para smartphones do Meu INSS ou pelo site oficial, mesma data que ocorre a implantação da versão S-1.1 no ambiente de produção do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial) .

O PPP neste ano passa a ser gerado a partir das informações declaradas nos eventos S-2240 no eSocial, e as informações podem ser extraídas do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) ou de outros documentos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da empresa. 

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já informou que para períodos trabalhados a partir do primeiro dia de 2023, o PPP eletrônico já substitui o PPP físico para comprovação de direitos previdenciários.

PPP eletrônico

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), agora em meio eletrônico, é utilizado para cadastrar todo o histórico laboral dos colaboradores, sua atividade exercida, exames médicos clínicos e a informação de qualquer efetiva exposição a agentes nocivos (intensidade e concentração).

Leia mais:

PPP eletrônico: confira as obrigações para as empresas em 2023

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.