x

GESTÃO FISCAL

Como ser um gestor fiscal estratégico em 2023?

Neste artigo, saiba como ser um gestor fiscal mais estratégico em 2023.

12/01/2023 13:00:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Como ser um gestor fiscal estratégico em 2023?

Como ser um gestor fiscal estratégico em 2023? Foto: Thirdman/Pexels

O gestor fiscal é o principal responsável por elaborar, implementar e supervisionar o planejamento fiscal de uma empresa.

Não é novidade que o pagamento de impostos é uma parte essencial em qualquer operação comercial. 

Por se tratar de um processo complexo que exige adesão estrita às leis federais, estaduais e locais, monitorá-las é fundamental para manter os resultados financeiros de uma organização. 

Para que a gestão fiscal ocorra sem intercorrências, é necessário que o gestor tenha um bom planejamento e consiga colocá-lo em prática. 

O que faz um Gestor Fiscal?

Antes de entrar nas estratégias, é sempre bom relembrar qual a verdadeira função que o gestor fiscal deve desempenhar. 

Suas principais atribuições são gerenciar e preparar as declarações e relatórios fiscais de um cliente ou empregador e garantir que seus impostos cumpram todas as leis e regulamentos federais e estaduais. 

Alguns gerentes fiscais trabalham em empresas públicas ou empresas privadas com vários clientes, enquanto outros trabalham internamente para uma empresa ou outro tipo de organização. 

Enquanto equipe, ele tem o papel de supervisionar os contadores, e delegar responsabilidades a esses trabalhadores, como arquivar declarações, auditar clientes ou departamentos e preparar partes da declaração de um cliente, assim como orientar e treinar os membros da equipe. 

Mesmo que muitas vezes o seu papel não seja tão reconhecido quanto o dos controladores e contadores, o gestor fiscal contribui para o sucesso e longevidade de uma organização. Sem gestores fiscais, as empresas em todo o mundo teriam dificuldades para operar. 

Constante aperfeiçoamento

Agora que já entendemos o seu papel e sua importância para a empresa, podemos passar para as estratégias. Como em qualquer outra profissão, é necessário se aperfeiçoar e quando falamos de gestão fiscal isso implica ainda mais.

Isso porque para se tornar um gestor fiscal é necessário muito estudo, esforço e experiência.  

Suas qualificações devem ser impecáveis. Certifique-se de manter-se atualizado com todos os requisitos de educação ou certificação. 

Além disso, um forte conhecimento técnico em todas as leis tributárias internacionais, federais, estaduais e locais é importante. 

Atualize seu conhecimento sobre leis e regulamentos tributários relevantes pelo menos uma vez por semana. Além disso, é uma boa ideia certificar-se de que suas habilidades de contabilidade tributária estejam atualizadas.

Planejamento 

Não confie no improviso, um bom gestor fiscal é organizado e sabe que o planejamento é fundamental para um ano de sucesso. 

Comece o ano com o pé direito, analisando a situação atual do mercado, estudando e se atualizando sobre possíveis mudanças na legislação, para que assim, consiga prever situações que podem comprometer o caixa da empresa.

Com um bom planejamento é possível encontrar as melhores soluções para momentos difíceis e evitar ao máximo, imprevistos no orçamento. Faça seu planejamento e coloque-o em prática. 

Registros atualizados

Toda empresa precisa registrar números gerados ou gastos ao longo do ano. Mantenha o monitoramento do registro de finanças sempre atualizado. Acompanhe de perto tudo que entra ou sai de dinheiro, para que na hora de realizar as declarações não haja surpresas. 

Quanto mais preciso forem os registros, melhor será o acompanhamento e mais completo fica o trabalho do gestor fiscal, possibilitando a tomada de melhores decisões para a empresa. 

Esteja por dentro dos benefícios fiscais

A principal responsabilidade de um gestor fiscal bem-sucedido é a necessidade de analisar dados e desenvolver soluções para problemas complexos. Por isso, estar por dentro de benefícios que podem contribuir com a diminuição de gastos é indispensável.

Quando há um planejamento, encontrar benefícios se torna muito mais fácil. Existe uma diversidade de isenções de pagamento que muitas vezes poucas empresas têm conhecimento. 

Somente um profissional eficiente e atualizado é capaz de encontrar as melhores oportunidades, conseguindo descontos ou isenções nos tributos. 

Adote a inovação

As tecnologias estão transformando a função fiscal ao oferecer mais transparência, controles e eficiências, ao mesmo tempo em que mitiga riscos, reduz custos e fornece resultados mais precisos. 

Um gestor fiscal eficaz está constantemente alerta para tecnologias relevantes, como novas ferramentas e inovações que a organização pode adotar para automatizar processos existentes.

Novas tecnologias podem automatizar trabalhos simples e repetitivos do dia a dia, facilitando a rotina não só do gestor, como de toda a equipe contábil. Quanto menos tempo o gestor perder nessas tarefas, mais tempo ele terá para fazer o que realmente importa, como seu planejamento e aperfeiçoamento. 

Com o SIEG HUB, por exemplo, é possível automatizar os processos complexos trazendo máxima eficiência para uma gestão fiscal estratégica.

Elimine trabalhos manuais, aproveitando os dados dos documentos fiscais para ter uma visão estratégica do negócio, gerando uma gestão fiscal mais inteligente e consultiva. 

Quer saber mais? Confira em nosso site todas as vantagens de ter uma solução SIEG na gestão fiscal. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.