x

SERVIÇO CONTÁBIL

Qual o melhor período do ano para trocar o serviço contábil da minha empresa?

Entenda a importância de uma gestão contábil eficiente para que o negócio continue prosperando.

14/01/2023 11:00:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Serviço contábil: qual o melhor período do ano para trocar?

Qual o melhor período do ano para trocar o serviço contábil da minha empresa? Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Para que uma empresa prospere, é necessário o bom funcionamento de sua contabilidade, no entanto, ainda é possível encontrar empreendimentos fechando suas portas por falta de direção contábil.

Ao observar a situação de perto, percebe-se que grande parte dos negócios não prosperam por falta de leitura assertiva do relatório enviado pelo contador, talvez pela linguagem mais técnica.

Além disso, existe o fator “não-planejamento”, que pode resultar na escolha de um regime tributário mais custoso e pouco flexível. Por esse motivo, é importante avaliar e acompanhar a gestão contábil de um negócio.

Questões como “como estão seus índices?”ou “qual o tempo de vida do seu caixa?", podem indicar se o empresário está ou não na direção certa.

Para empreendedores que pensam em trocar de serviço contábil e reorganizar as contas, a melhor época para esta tomada de decisão é entre os meses de dezembro e janeiro, visto que o regime tributário só pode ser alterado até o fim do primeiro mês do ano.

É evidente que este processo requer um planejamento prévio, primeiro para optar pela melhor conduta de transição, além de resgatar todas as informações compiladas nos últimos 12 meses pelo antigo contador.

Neste sentido, a virada do ano facilita a tramitação de dados, mas para ter uma gestão administrativa eficaz não basta trocar de contador se o processo seguir com envio de relatórios e gráficos difíceis de serem interpretados. É necessário revolucionar.

A fim de combater a burocracia e auxiliar o empreendedor em sua estratégia, surge a contabilidade consultiva, em forma de pacote por assinatura.

O contador consultivo é mais do que um profissional que cumpre obrigações contábeis rotineiras, ele trata-se de um parceiro estratégico que auxilia no crescimento da empresa.

A contabilidade consultiva veio para mostrar que o contador pode fazer mais do que a parte burocrática de uma empresa, mais do que operacional. Ele agora é de fato um parceiro dos negócios.

Além de ler os números para o empreendedor, este profissional orienta financeiramente e estrategicamente o empresário.

Esse tipo de serviço auxilia na desmistificação das contas frente às obrigações tributárias, ou seja, é uma aliada dos negócios.

A ideia da contabilidade consultiva é lapidar esses dados, facilitando a leitura dos gráficos, indicadores e balancetes.

A diferença entre os modelos tradicional, digital e consultivo é a forma de olhar para essas informações. O primeiro e o segundo olham o caixa, saldo bancário e como o dinheiro foi movimentado; este realmente é o principal patrimônio de uma empresa.

Apesar disso, existem outros pontos a serem acompanhados de perto. O profissional consultivo consegue ver todos os processos e sintetizá-los, otimizando a gestão.

Fonte Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.