x

Previdência

RendA+: título para complementar aposentadoria começa a ser vendido nesta segunda (30)

O título do Tesouro Direto é uma nova modalidade que permite que o trabalhador complemente a renda da aposentadoria; veja como.

30/01/2023 14:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
RendA+: título para aposentadoria já está disponível

RendA+: título para complementar aposentadoria começa a ser vendido nesta segunda (30) RODNAE Productions/Pexels

A partir desta segunda-feira (30) começa a ser vendido o RendA+ (NTN-B1), novo título de Tesouro Direto para quem deseja complementar a aposentadoria.

O papel será corrigido pela inflação com acréscimo de uma taxa real fixa, atualmente acima de 6% ao ano.

Na nova modalidade, o investidor deve escolher uma data para começar a receber a renda extra, que será paga por 20 anos, ou 240 meses.

Inclusive, o Tesouro Direto já disponibilizou um simulador para o RendA+. Pela ferramenta, o interessado pode informar em quantos anos deseja se aposentar e quanto quer receber de renda extra para simular quanto precisa aportar antes do prazo escolhido.

Quanto investir

É possível começar a investir no RendA+ com cerca de R$ 30. A renda mensal a ser recebida depende de quantos títulos forem adquiridos até a data escolhida. O investidor pode programar aportes mensais, por exemplo, fazer compras aleatórias ou uma única.

A remuneração da taxa fixa além da inflação depende de vários fatores e pode mudar de acordo com as condições da economia e do mercado de renda fixa. Mas o percentual contratado no momento da compra do título é o que valerá se ele for carregado até o vencimento.

Inicialmente, o Tesouro vai disponibilizar oito datas para o início do resgate: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065. Se o investidor escolher começar a receber a aposentadoria complementar em 2030, por exemplo, ele terá direito ao valor mensal até 2050, sempre durante 20 anos.

RendA+

O RendA+ tem o mesmo tipo de tributação dos demais títulos, de 22,5% para prazo até 180 dias, 20% entre 181 e 360 dias, de 17,5% entre 361 e 720 dias e 15% após esse prazo. Apenas os rendimentos do título são tributados.

O RendA+ pode ser comprado por meio do banco com o qual o cliente tem relacionamento. Além disso, foi lançado em dezembro o Cad&Pag, que é a fusão do cadastro simplificado com o pagamento via Pix, na plataforma do Tesouro. O sistema tem convênio com duas instituições financeiras atualmente, o Banco Inter e a Órama Investimentos, mas a ideia é que outros bancos e corretoras sejam integrados.

É importante lembrar que, diferentemente dos outros títulos, que podem ser resgatados a qualquer momento pelo preço de mercado, o RendA+ só poderá ser vendido após 60 dias da compra. Depois desse prazo, o papel passa a ter liquidez diária como os outros papéis do programa.

O investidor que optar por receber até seis salários mínimos não pagará taxa de custódia se não vender o título até o vencimento. Acima desse limite, será cobrado 0,10% sobre o excedente. O pagamento acontece apenas ao vender antecipadamente ou caso receba mais do que seis salários mínimos no fluxo mensal no futuro. No caso de venda antecipada, há uma taxa decrescente.

Com informações do Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.