x

precificação

4 pilares para precificar o seu serviço

Especialista explica quatro pilares que são essenciais para montar uma estratégia de precificação.

01/02/2023 15:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como precificar o seu serviço

4 pilares para precificar o seu serviço MART PRODUCTION/Pexels

Antes de precificar um serviço, os empresários devem levar em consideração fatores que  influenciam na formação dos preços e no faturamento e na lucratividade do negócio.

Assim como nos produtos, a precificação de serviços é baseada em quatro pilares: aspectos financeiros, mercadológicos (percepção de valor), estratégicos e de posicionamento.

De acordo com o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, esquecer qualquer um dos quatro aspectos impacta a assertividade da precificação.

Por isso, o especialista explicou a importância de cada um desses pilares na precificação. Confira abaixo.

Aspecto financeiro

Ao não fazer todos os cálculos necessários, inclusive dos descontos concedidos e de toda a complexidade dos tributos, o empreendedor já partirá de um valor de custo errado. 

Percepção de valor

Não se deve deixar de comunicar aos clientes os benefícios e os atributos dos produtos ou serviços prestados. 

Por que seu trabalho como contador é melhor do que o da concorrência? O seu sistema dá mais transparência nas operações? Você também faz a gestão estratégica da empresa? Tem um papel mais consultivo? O que justifica o preço? O cliente tem de sentir que o custo/benefício é vantajoso. 

Estratégico

É preciso desenhar os objetivos corporativos e as estratégias de preço para que haja um norte de médio e de longo prazo. Até onde você quer que sua empresa chegue? Qual é o seu público-alvo? 

Posicionamento

Igualmente importante é se posicionar entre os concorrentes. Para isso, é necessário colher informações corretas do comportamento deles, dos diferenciais, do propósito da empresa deles, e até de como eles precificam.  

Precificação de serviços

A formação de preços reúne uma série de atributos. De acordo com Ricardo Ramos, sempre que o gestor tenta pular uma dessas etapas ou tenta simplificar o que não deve ser simplificado, isso invariavelmente afeta os resultados. 

“Se você quer prestar serviços para as classes C, D e E, não conseguirá chamar a atenção desses consumidores se o preço estiver alto. O contrário também é verdade, pois preço baixo para um público das classes A e B pode ser visto como resultado de um serviço de baixa qualidade”, explica o especialista.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.