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SISTEMAS CONTÁBEIS

Uso da tecnologia para otimizar a gestão de XMLs em ERPs e sistemas contábeis

Leia o material e saiba como otimizar sua gestão de XMLs.

15/02/2023 13:00

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Uso da tecnologia para otimizar a gestão de XMLs em ERPs e sistemas contábeis

Uso da tecnologia para otimizar a gestão de XMLs em ERPs e sistemas contábeis Foto: Emissão Simples

Fazer a gestão de XML de documentos fiscais é uma atividade importante, no entanto, se feita de forma manual pode dar espaço a problemas como extravio de arquivos ou mesmo erros de digitação.

Agora, imagine receber todos os documentos de forma automática, sem depender de fornecedores e clientes, e conferi-los direto no ERP e sistema contábil da sua empresa, sem digitação de informações e nem um clique de botão. Com a tecnologia isso é possível!

Como a integração entre sistemas melhora a gestão de documentos fiscais

Em um processo manual, seria preciso receber o DANFE ou o XML via e-mail, e depois validar o documento na SEFAZ com a chave de acesso ou usando um validador. Ainda haveria a necessidade de lançar os documentos no ERP ou sistema contábil, gerando riscos como:

  • Erros de digitação;
  • Cancelamento da NFe pelo fornecedor;
  • Divergência entre pedido de compra e XML; entre outros.

Existem softwares que fazem a captura automática de NF-e, NFS-e e CT-e na SEFAZ e nas prefeituras, o que melhora o controle sobre o que está sendo emitido contra o CNPJ da empresa.

No entanto, não adianta ter só a captura automática e depois precisar baixar e importar os dados no ERP e sistema contábil, ou ainda pior, precisar digitar a chave de acesso e demais informações no lançamento.

Uma plataforma completa permite integração com sistemas contábeis e ERPs, e garante o controle e gestão total dos documentos de forma completamente automática. Nesse sentido, uma das plataformas mais completas do mercado é a da ConexãoNF-e, e com ela é possível:

  • Receber NF-e e CT-e direto da SEFAZ e NFS-e de mais de 5.000 prefeituras;
  • Ter a importação automática dos XMLs para o ERP e sistema contábil;
  • Contar com validação das informações na hora do lançamento; e mais.

Com os processos automatizados e os sistemas integrados, a empresa garante segurança, agilidade e melhoria do compliance.

Como otimizar a gestão de XMLs com a tecnologia

Primeiro, é preciso utilizar uma plataforma completa, como a da ConexãoNF-e. Com ela você garante o recebimento e controle de todos os documentos fiscais emitidos contra o CNPJ da sua empresa, direto da SEFAZ e prefeituras.

No Portal ConexãoNF-e, por exemplo, é possível consultar todos os dados dos documentos recebidos, baixar XML e PDF (inclusive em lote), fazer o manifesto do destinatário e desacordo do CT-e, e ainda, usar marcadores personalizados para criar fluxos de gestão de documentos e processos.

Todos os XMLs capturados pelo portal são enviados de forma automática ao ERP e sistema contábil da sua empresa, via API ou integrador, eliminando a necessidade de digitação da chave de acesso, e podendo contar com funcionalidades como:

  • Aviso de que o documento foi cancelado antes de iniciar o lançamento;
  • Vinculação do XML ao pedido de compras;
  • Validação dos dados entre o XML e o ERP, como NCM e CFOP;
  • Histórico de importação e lançamento, e muito mais.

Conclusão

A automatização da gestão de XML com importação no ERP e sistema contábil garante até 85% de economia de tempo em processos, além de garantir mais segurança e melhoria do compliance, ao centralizar todas as informações sem riscos de extravios ou erros de digitação.

Para conseguir todos os benefícios da automatização, é preciso utilizar um software completo e especialista no assunto, como o da ConexãoNF-e. 

Clique aqui para solicitar uma demonstração da plataforma.

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