x

PREVIDÊNCIA

INSS: crédito consignado será liberado à distância utilizando biometria

Novidade deve ser disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano aos segurados.

15/02/2023 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: segurados poderão solicitar consignado utilizando biometria

INSS: crédito consignado será liberado à distância utilizando biometria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve fazer uma atualização na forma de concessão do seu crédito consignado e os segurados poderão fazer a solicitação à distância utilizando a biometria.

A novidade está passando por fase de regulamentação e preparação, e deve ser disponibilizada ainda neste primeiro semestre de 2023.

O objetivo da medida é permitir que a contratação do consignado seja feita à distância, sem necessidade de atendimento presencial, de uma forma mais segura e com menos risco de golpes e fraudes.

O INSS afirma que a implementação será obrigatória aos bancos que oferecem esta linha de crédito e, aqueles que não se adequarem dentro do período a ser divulgado pelo órgão, será descredenciado e não poderá ofertar mais a modalidade.

O reconhecimento biométrico já havia sido determinado em Instrução Normativa em novembro do ano passado, com prazo para implementação de 60 dias, mas a data final foi ultrapassada no meio de janeiro deste ano e a previsão agora é que a medida seja disponibilizada até junho.

Como vai funcionar o crédito consignado por biometria

A biometria será solicitada na contratação de empréstimos consignados do INSS, valendo como se fosse a assinatura do segurado. Além da biometria, o aposentado deve apresentar seus documentos com foto e CPF para concluir o pedido.

O reconhecimento biométrico será a única forma de realizar a contratação da linha de crédito à distância. Ligações telefônicas, mensagens de voz e outros formatos não serão aceitos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.