x

ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

O que é antecipação de recebíveis, quem pode fazer e qual o melhor momento para solicitar?

Saiba como fazer a antecipação, quais as vantagens e desvantagens.

26/02/2023 12:00:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Antecipação de recebíveis: o que é e quem pode fazer?

O que é antecipação de recebíveis, quem pode fazer e qual o melhor momento para solicitar? Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um dos assuntos em alta atualmente no mercado financeiro é a antecipação de recebíveis. Esse tema tornou-se ainda mais importante com o lançamento das Registradoras e do Open Banking, principalmente para lojistas que procuram uma forma de obter crédito a baixo custo, sem precisar recorrer a empréstimos bancários. 

Antecipação de recebíveis: o que é?

A antecipação de recebíveis é um adiantamento de um valor que o lojista solicita para as empresas de maquininha de cartão ou qualquer outra instituição financeira. Esse serviço é aplicado nas vendas em cartão de crédito à vista ou parcelado. 

Para o caso das vendas parceladas, o adiantamento pode ser feito conforme o mês solicitado e a taxa aumenta conforme o tempo que demoraria para receber aquele valor. 

Por exemplo, para uma venda feita pelo lojista em cinco parcelas, é possível antecipar uma ou mais parcelas ao invés de esperar os cinco meses para ir recebendo os valores seguintes, porém quanto mais distante a parcela estiver, maior será o desconto para antecipá-la.  

Quem pode fazer a antecipação? 

Qualquer lojista que aceite pagamentos à vista ou parcelado no cartão de crédito pode solicitar a antecipação, porém é importante ter um fluxo de caixa saudável e um bom planejamento.

Antes de fazer a solicitação é possível fazer os cálculos do quanto será gasto por cada antecipação, dessa forma o comerciante pode pensar melhor se é necessário recorrer a esse serviço e quantas parcelas terá que antecipar.

Onde fazer as antecipações de recebíveis? 

Diversos bancos e instituições financeiras podem realizar a antecipação de recebíveis. O lojista pode estudar as condições e taxas oferecidas e escolher o que for mais vantajoso.

Quais as vantagens e desvantagens? 

Muitos lojistas recorrem à antecipação para a quitação de contas, pagamento de fornecedores e funcionários. Como imprevistos podem acontecer, pode ser vantajoso recorrer à antecipação ao invés de pedir empréstimos, já que esse processo possui menos burocracias,  juros baixos e o dinheiro costuma cair no dia seguinte. 

As desvantagens estão relacionadas à inadimplência do cliente e à frequência com que a antecipação é usada.

No caso de inadimplência, caso um título não seja honrado pelo cliente, a responsabilidade de pagar o banco ou financeira será do lojista, podendo ainda ser acrescido de multa e juros pela operação. 

Quanto à frequência, ironicamente, esse risco está relacionado às vantagens dos juros baixos e facilidade de acesso, o que acaba fazendo da antecipação de recebíveis uma forma de "tapar buracos” e mascarar outras deficiências relacionadas ao planejamento e gestão do negócio.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.