x

REDE SOCIAL PROFISSIONAL

Rede social: 8 posts assertivos para o perfil profissional do contador

Publicações mais assertivas em perfis sociais podem alcançar um público maior e consolidar a presença do profissional no mercado.

26/02/2023 11:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade: o que publicar no perfil social profissional?

Rede social: 8 posts assertivos para o perfil profissional do contador Foto: Pixabay

As redes sociais já fazem parte da rotina da maioria das pessoas e negócios. 

Além de ser um espaço virtual para compartilhar fotos, vídeos e registros, as redes também podem ser uma importante ferramenta para divulgar serviços, inclusive da área contábil.

Elas podem ajudar o contador a alcançar um público maior, consolidar-se no mercado, além de aumentar a sua visibilidade.

Apesar disso, compartilhar conteúdos certos e sem infringir as regras do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é um desafio para esses profissionais.

Um formato comercial nas redes sociais permite que o profissional da contabilidade potencialize seu perfil com a divulgação de dados como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Categorias;
  • Descrição de um negócio.

Para contadores que desejam crescer no Instagram, há múltiplas funções que ajudam a entender o comportamento dos seguidores e apostar nas publicações certas. 

Segundo o especialista em marketing, CEO e criador da ferramenta Publiko, Isack Wesller, “o primeiro passo é organizar o perfil profissional do contador para que ele possa se destacar em meio à concorrência. Além disso, é preciso ter uma boa estratégia de conteúdo, ter consistência na publicação diária de posts para construir autoridade e transmitir confiança aos seguidores, além de credibilidade e reconhecimento. Resumindo, ter um perfil bem configurado e conteúdos estratégicos diários é a base de tudo.”

Além disso, Wesller diz que alguns passos são importantes para ter um perfil profissional capaz de viralizar na rede social, como:

  • Definir estratégia de conteúdo;
  • Publicar diariamente, todos os dias da semana;
  • Diversificar o conteúdo para atingir seguidores com vários níveis de consciência sobre seus serviços;
  • Utilizar ferramentas que facilitam o trabalho do contador nas redes sociais;
  • Impulsionar os conteúdos certos e configurar o anúncio corretamente;
  • Interagir com o público. 

Além disso, há outra dúvida muito comum entre os profissionais de contabilidade: o que pode e o que não pode ser compartilhado, conforme o Código de Ética Profissional do Contabilista.

O Código indica que não é permitido anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdos que sejam comparativos com outros profissionais da classe, ou que diminuam algum outro profissional contador ou a Organização Contábil, sendo admitida a indicação de títulos, serviços oferecidos, trabalhos feitos, relação de clientes e especializações. 

Portanto, os contadores não podem postar:

  • Postagens de comparações com outros profissionais, escritórios ou serviços;
  • Promoções, ofertas e descontos;
  • Anúncios falsos ou de múltiplas interpretações;
  • Crítica ao trabalho de colegas, à Organização Contábil ou à classe. 

Veja oito tipos de posts, exclusivos para Instagram, que podem ser úteis para profissionais de contabilidade:

1. Postagens que facilitem o dia a dia dos usuários: como entender o diferencial da alíquota?” ou, “como aprender a declarar o Imposto de Renda? ;

2. Publicações informativas, como: quais foram as últimas alterações na aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) ?;

3. Posts de alerta, por exemplo: CNPJ inapto: A Receita Federal pode cancelar seu CNPJ?;

4. Postagens de curiosidades;

5. Posts em formato de dicas, como: qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?;

6. Informações importantes para empresários, por exemplo: como funciona o cálculo de horas extras?;

7. Postagens sobre temas atuais, relevantes para pequenos empreendedores, como: Inflação: como ela pode impactar seu caixa? E como se prevenir?;

8. E postagens de humor, que se relacionam com assuntos em alta, não apenas da contabilidade, para atrair seguidores, mas de forma qualificada. Afinal, é importante ter entretenimento em meio aos conteúdos informativos, e a linguagem não deve ser excessivamente formal.” 

“Atualmente existem também diversas ferramentas que poderão guiar e facilitar a vida dos profissionais de contabilidade que estão buscando explorar o poder do marketing nas redes sociais”, acrescenta Wesller.

A maioria dos contadores não tem disponibilidade de tempo, por isso, as ferramentas que ajudam a planejar postagens para contadores são bem-vindas.

Com informações do Comunique-se Portal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.