x

GOLPE

Novo golpe envia boletos e Pix falsos para endividados em nome da Serasa

Golpistas estão entrando em contato com pessoas com nome sujo, se passando por empresas que renegociam crédito e oferecendo boletos falsos para quitar dívidas.

10/03/2023 15:00:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Golpistas utilizam nome da Serasa para renegociar dívidas

Novo golpe envia boletos e Pix falsos para endividados em nome da Serasa

Um novo golpe agitou a vida dos endividados nesta semana, segundo a Serasa. Golpistas estão entrando em contato com pessoas com nome sujo, oferecendo renegociação dos valores e enviando falsos boletos para pagamento das dívidas, na promessa de retirar o nome do cidadão dos birôs de crédito imediatamente.

Segundo a coordenadora de soluções da Serasa, Franciele Tiburcio, os golpistas se passam por representantes de empresas que renegociam dívidas nas redes sociais para oferecerem propostas que seriam melhores do que as do mercado. "Prometem retirar a negativação na hora e aumentar o score de crédito em 24 horas."

A empresa de score de crédito identificou 3.000 boletos e chaves Pix inautênticos entre mais de 10 mil consultas ao seu validador de pagamentos, ferramenta lançada em novembro que permite verificar se o boleto é verdadeiro.

Essa é apenas uma amostra das tentativas de fraude, já que nem todos os clientes verificam a procedência do boleto. Os estelionatários também podem usar Pix Copia e Cola e QR Code para intermediar a transação fraudulenta.

Em outubro do ano passado, um usuário do Twitter denunciou que sua mãe havia caído em um golpe semelhante de boleto falso, utilizando o nome da Serasa.

Como o cliente faz a transação de forma intencional, as instituições financeiras ficam livres da responsabilidade de ressarcimento.

Esse dinheiro ainda é distribuído entre diferentes contas por meio de várias transferências, de acordo com a gerente de fraudes da Serasa, Patrícia Camilo. "O Pix democratizou o acesso aos serviços bancários, mas também abriu oportunidades para essas fraudes."

Orientações

A Serasa, por exemplo, afirma que só se comunica com clientes por seus canais oficiais: email, telefone e WhatsApp, verificados por selo azul. "Desconfie de links desconhecidos", recomenda a empresa em material de divulgação.

Quem quiser renegociar dívidas pode procurar o Feirão Limpa Nome, da Serasa, que oferece propostas com descontos até 31 de março. O atendimento presencial na capital paulista vai até este sábado (11), mas as renegociações continuam pelo site.

Com informações Folha de S Paulo e Serasa

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.