O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelos 22,7 milhões de cadastros do Bolsa Família, sofreu um ataque cibernético nesta terça-feira (21), e ficou com o sistema fora do ar. A informação é do site O Bastidor.
O ataque seria de DDoS, negação de serviço, para derrubar os sistemas, e menos, para roubar informações.
A invasão aconteceu no sistema Teradata, responsável por armazenar os dados do programa social.
Funcionários atestam que a Tecnologia da Informação (TI) está sucateada. De acordo com documentos internos da pasta, não há máquina, sistema e serviço que não esteja abandonado.
Os funcionários contaram à reportagem que há, por exemplo, três grupos de firewall, 15 servidores e banco de dados da Oracle sem suporte e garantia.
A TI do Governo, com a ajuda de empresas privadas, teria restabelecido o sistema ainda no mesmo dia. Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Social não confirma o ataque hacker.
O que é um ataque cibernético?
Um ataque cibernético visa causar danos ou até mesmo obter o controle ou o acesso a documentos e sistemas importantes em uma rede de computadores comerciais ou pessoais.
Esses ataques são realizados por indivíduos ou organizações com intenções políticas, criminosas ou pessoais de destruir ou obter acesso a informações confidenciais.
Veja alguns exemplos de ataques cibernéticos:
- Malware;
- Ataque de DDoS (ataque de negação de serviço);
- Phishing;Ataques de injeção de SQL;
- Cross-site scripting (XSS);
- Botnets;
- Ransomware.
Com informações do Convergência Digital