x

DESPESAS EMPRESARIAIS

Pesquisa revela que 3 a cada 5 empresários já pagaram despesas da empresa com sua conta pessoa física

Levantamento detecta que quanto menor o porte do negócio mais essa prática é utilizada.

27/03/2023 15:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pesquisa revela que confusão patrimonial acontece em 3 de 5 empresários

Pesquisa revela que 3 a cada 5 empresários já pagaram despesas da empresa com sua conta pessoa física

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, 60% dos donos de pequenos negócios já utilizaram recursos de pessoa física para colocar na empresa.

Entre microempreendedores individuais (MEI) , esse hábito é ainda mais frequente. 

De acordo com o levantamento, 63% dos MEI usam as contas de pessoa física para pagar despesas da empresa, seguido por 54% das microempresas e por 51% das pequenas empresas.

“Quanto menor e menos estruturado o negócio, mais os empreendedores cometem esse erro”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Empresários, por setor, que mais recorrem a esse recurso:

  • Agropecuária: 65%;
  • Serviços: 64%;
  • Construção Civil: 58%;
  • Indústria: 57%;
  • Comércio: 56%.

Melles lembra que separar as contas entre pessoais e da empresa é uma das primeiras recomendações que o Sebrae faz para qualquer pessoa que planeja abrir o próprio negócio. 

“Confundir a gestão da empresa e da pessoa física é um dos maiores erros que os empresários podem cometer. Isso torna o controle do orçamento da empresa praticamente impossível e pode comprometer seriamente a saúde financeira do negócio”, frisa o presidente do Sebrae. 

Confira cinco dicas para evitar esse tipo de erro no seu negócio:

1. Tenha contas bancárias separadas

O primeiro passo é separar a conta da empresa da conta pessoal. Hoje em dia muitas instituições financeiras oferecem contas empresariais isentas de algumas cobranças ou com condições especiais. 

2. Defina o seu pró-labore

O pró-labore é o salário determinado para o proprietário da empresa e não deve ser confundido com os lucros. É importante ter consciência de que o lucro deve ser utilizado principalmente para investir no crescimento da empresa. 

Sendo assim, o empresário deve ajustar o seu custo de vida ao faturamento da empresa, e não o contrário. 

Para definir seu pró-labore, pergunte-se quanto pagaria para um profissional desempenhar as mesmas atividades ou quanto o mercado paga para alguém com a função.

3. Anote tudo que é retirado da empresa, seja em forma de produto ou serviço

Saiba fazer o controle dos gastos da sua empresa e, para isso, anote tudo que é retirado ou utilizado, em forma de produto ou serviço. 

Dessa forma, é importante deixar claro o que é retirado do seu pró-labore, ou seja, tenha controle do que é despesa pessoal e o que é despesa da empresa, por exemplo, gastos com luz e fornecedores são despesas da empresa, enquanto gastos com lanches são despesas pessoais.

4. Faça um plano de contas

O plano de contas é uma ferramenta de controle que faz parte do fluxo de caixa e deve ser estruturado para que possibilite o acompanhamento das movimentações financeiras da sua empresa ao longo do tempo. 

Neste plano, enumere quais são as despesas e receitas pessoais e da empresa.

5. Não desista e tenha constância

Para quem nunca fez um controle financeiro, a tarefa pode parecer complicada. Tenha consciência de que no começo vai dar trabalho, mas os benefícios logo serão percebidos, após o período de no mínimo um mês. 

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.