x

CARREIRA

Pesquisa revela que 83% dos profissionais querem trabalho híbrido, mas presencial segue crescendo

Com retomada do presencial, home office tem queda e trabalho híbrido continua sendo preferência dos trabalhadores.

01/04/2023 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Acabou o home office? Pesquisa revela crescimento do presencial

Pesquisa revela que 83% dos profissionais querem trabalho híbrido, mas presencial segue crescendo

Uma das mudanças implementadas em decorrência da pandemia de Covid-19 foi a modalidade de trabalho em home office, que acabou caindo no gosto de muitos profissionais - mas nem tanto dos empregadores.

Enquanto alguns trabalhadores nem pensam em retornar às atividades presenciais completamente, a maioria das empresas já retomaram 100% das suas rotinas antigas.

Essa disputa do mundo corporativo entre empregadores querendo o fim do home office contra profissionais que não abrem mão da modalidade está acirrada e, segundo dados da pesquisa Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa de mercado, os profissionais estão perdendo essa batalha.

O estudo ouviu 400 profissionais no final de 2022 e detectou que, durante a pandemia, 27% deles atuavam presencialmente e agora o número praticamente dobrou, saltando para 45% dos entrevistados.

Já o trabalho híbrido, formato adotado por aqueles que buscam um meio termo entre ficar totalmente em casa ou só no escritório, caiu no ano passado. Em 2020 e 2021, 56% das pessoas praticavam essa modalidade, em 2022, apenas 43%.

O trabalho totalmente remoto também despencou, de 25% nos anos da pandemia para 12% no ano passado.

Um outro resultado da pesquisa foi compatível com outras análises de mercado, apontando uma balança desequilibrada entre o desejo dos profissionais e as ofertas das empresas.

Isso se apresenta no fato de que apesar do trabalho presencial ter crescido recentemente, 83% dos trabalhadores preferem o híbrido e não querem passar todo o tempo de trabalho dentro do escritório.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.