x

CONTÁBIL

CRCSP apoia campanha Destinação do Bem

Conselho reforça a importância da destinação de parte do Imposto de Renda para entidades voltadas a projetos sociais

06/04/2023 17:30:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CRCSP apoia campanha Destinação do Bem

CRCSP apoia campanha Destinação do Bem pixabay

Com o início do período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), por meio da sua Comissão ASG, está reforçando a campanha de conscientização sobre a prática da Destinação Solidária, realizada todos os anos, que consiste na destinação de parte do IR para entidades dos municípios brasileiros.

O contribuinte pode destinar até 8%, no modo de declaração completo, do imposto devido aos municípios que tenham o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e o da Criança e do Adolescente, que estejam devidamente regulamentados e habilitados. Pode ser para qualquer cidade que tenha fundos para projetos sociais. Depois é só entrar em contato com a entidade a ser beneficiada e pedir o modo de pagamento (depósito bancário, boleto ou outro meio). Sem nenhum custo adicional.

Para o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, a Destinação Solidária é uma ótima chance para as pessoas praticarem o bem, que pode ser feita sem oneração e de forma bem rápida e fácil.

“Apesar de toda a comodidade na operação e o impacto social que proporciona, a participação da população nessa ação ainda é muito baixa. Estimativas da Receita Federal indicam que apenas 3% dos contribuintes façam a destinação de parte de seus impostos. Acredito que ainda haja muita falta de informação sobre o tema, por isso o CRCSP está aproveitando o período de entrega das declarações de IR para alertar os contribuintes”, afirma.

Segundo Maion, o CRCSP disponibiliza uma cartilha feita especialmente para informar e tirar dúvidas sobre a Destinação Solidária, que se encontra no portal do Conselho. “Dessa forma, é possível unir a obrigação da entrega da declaração do IR com o ato de fazer o bem. Quanto mais doações forem feitas, mais pessoas receberão a ajuda que precisam e todos podem participar”, aponta.

Uma outra forma segura e assertiva de fazer a Destinação Solidária é contar com o serviço de um contador, devidamente registrado no sistema CRC. O profissional pode ajudar em todas as etapas da entrega da declaração de IR, orientar sobre as melhores práticas e como evitar erros que possam levar à malha fina. Por isso, em caso de dúvida ou se não souber como fazer sua declaração, procure um contador.

Para saber como fazer a sua Destinação Solidária visite o portal do CRCSP ou clique aqui.  

Fonte: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.