Os consumidores que foram às compras para fazer o almoço de Páscoa e da Sexta-feira Santa provavelmente se assustaram com os valores nas gôndolas, que cresceram consideravelmente em um ano.
De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro da Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), os produtos do feriado de Páscoa tiveram aumento médio de 12% em comparação com o feriado do ano passado.
O resultado ficou bem acima da inflação acumulada entre abril de 2022 e março deste ano, registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que foi de 4,81%.
E não foram só os itens básicos para o almoço que cresceram: a estrela da ocasião, os ovos de Páscoa de chocolate, tiveram aumento de 9,65%.
Para quem estranhou os valores nos mercados, confira o ranking dos produtos de Páscoa que mais encareceram de 2022 para 2023:
- Ovos: 27,31%;
- Cebola: 22,76%;
- Atum em conserva: 12,97%
- Sardinha em conserva: 11,46%
- Bacalhau: 10,91%;
- Arroz: 9,49%
- Ovos de chocolate de Páscoa: 9,65%
- Azeite: 7,78%;
- Pescado fresco 5,18%;
- Vinho 5,18%.
Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Bacalhau está sendo vendido em média a R$ 115 o quilo.
Os ovos de Páscoa de marcas tradicionais vendidos em supermercados, como o Sonho de Valsa da Nestlé de 357 gramas estão sendo ofertados a uma média de R$ 54. Já o Kinder Ovo, um dos favoritos das crianças, pode ser encontrado a partir de R$ 78 para apenas 150 gramas de chocolate, pouco mais que o peso de uma barra de chocolate.