Já parou pra pensar em todas as vantagens que um arquivo XML contém? Para começar, ele é um tipo de arquivo independente de plataforma e linguagem de programação, portanto, pode ser usado em qualquer sistema. Ele até mesmo suporta a mudança de tecnologia entre diferentes sistemas.
Outra coisa que o XML suporta é o unicode, um padrão de codificação internacional para uso com diferentes idiomas e scripts, pelo qual cada letra, dígito ou símbolo recebe um valor numérico exclusivo que se aplica a diferentes plataformas e programas. Esse recurso permite que o XML transmita qualquer informação escrita em qualquer linguagem humana.
Uma outra vantagem é que dados armazenados e transportados usando XML podem ser alterados a qualquer momento sem afetar a apresentação dos dados. Isso não costuma acontecer em outras linguagens de marcação, como o HTML.
Na verdade, para apresentação de dados, o HTML obtém os dados de XML e os exibe na interface gráfica do usuário, e ainda que os dados sejam atualizados em XML, eles refletem no HTML sem fazer nenhuma alteração na interface gráfica de HTML .
Outra característica que faz o XML ser tão incrível é que ele permite validação usando DTD e Schema. Essa validação garante que o documento XML esteja livre de qualquer erro de sintaxe, o que conta muitos pontos na hora de desenvolver aplicações para a internet.
Finalmente, o XML simplifica o compartilhamento de dados entre vários sistemas devido à sua natureza independente de plataforma. Os dados XML não requerem nenhuma conversão quando transferidos entre sistemas diferentes. E você há de concordar que esse compartilhamento fica ainda mais fácil quando é feito através de um arquivo convertido de PDF.
PDF ou XML: o formato ideal para compartilhamento
O XML é incrível, como deu para perceber, mas ele vem com uma pequena desvantagem: por ser feito de linhas de códigos, quando aberto, ele acaba “querendo” executar ações não previstas por quem recebe o arquivo, podendo até ser confundido com vírus. E é aí que a conversão do arquivo PDF vem a calhar, já que quando ele é transformado em PDF, ele acaba se tornando um arquivo leve, e mais seguro na hora do compartilhamento, podendo ser visualizado em qualquer leitor de PDF que você tiver disponível.
Criamos este post para guiá-lo no objetivo de converter arquivos XML para PDF usando o PDFelement. Vamos lá?
Converta seus arquivos com o PDFelement
Hoje nós vamos te ensinar como converter seus arquivos XML em PDF em três passos no PDFelement.
O PDFelement é um dos melhores conversores de PDF do mercado, aliás, ele figura na lista dos 4 melhores conversores de PDF para XML.
O programa oferece vários recursos úteis para quem precisa criar e editar arquivos PDF, uma vez que ele suporta 30 formatos de arquivo diferentes, com suporte para adição de comentários, criação de senhas, mesclagem de arquivos,criação de marcas d’água, ferramentas de redação e entre outros recursos.
Ele também vem embutido de tecnologia OCR que permite a edição de arquivos PDF digitalizados ou baseados em imagem, mesmo que o arquivo original não seja um arquivo de texto como o Word, por exemplo.
1. Abra seus arquivos XML
Busque em seu computador o arquivo XML que você deseja converter e abra ele em navegador de internet padrão, ou no editor de XML da sua escolha, como o Bloco de Notas, o Microsoft Word, ou outro programa.
2. Convertendo XML em PDF
Com o arquivo XML aberto em seu computador, clique no botão "Imprimir" ou use as teclas de atalho “Crtl + P” e selecione "Wondershare PDFelement" como a opção de impressora.
3 - Salve o PDF convertido
O programa PDFelement vai abrir automaticamente e mostrar o arquivo convertido em PDF. Seu último passo será o de clicar em "Salvar como" no menu "Arquivo", e escolher um destino para o arquivo final em seu computador. Vale dizer que com o PDFelement você também usa 3 passos para converter XML em texto facilmente.
Por que escolher o PDFelement?
Embora os arquivos XML tenham sido projetados para serem básicos, os tamanhos dos arquivos XML geralmente são muito grandes devido à sua natureza detalhada, é totalmente dependente de quem está escrevendo. Transformá-los em PDF pode ajudar você a garantir um arquivo leve e compartilhável.
O XML é também muito específico no uso porque é visto muito em cenários de programação e design do sistema, mas os usuários comuns acabam tendo pouco conhecimento sobre os seus usos.
No entanto, todo mundo conhece e manipula PDF, tornando a opção de converter um XML em PDF muito mais proveitosa. Abrir e editar um PDF é muito mais fácil do que abrir e editar um XML, já que pessoas comuns estão familiarizadas com o formato.
Editar com o PDFelement é garantir que todas as vantagens do XML sejam aproveitadas em um formato muito mais popular, que é o PDF. O programa é bem completo quando se trata de manipulação de PDF, e apresenta uma série de ferramentas que podem otimizar o seu documento XML convertido. Por exemplo, depois de converter o seu XML você consegue adicionar assinaturas, comentários, senhas, assinaturas digitais, sobreposições, links, marcadores e marcas d'água, e muito mais, tudo com o PDFelement.
É sua vez de transformar seus arquivos XML em PDF
O PDF é um tipo de arquivo bem flexível, podendo ser impresso, armazenado em disco rígidos ou servidores da internet, ou usado para o compartilhamento de informações de forma fácil e segura.
E como você viu, o PDFelement vai ser um ótimo parceiro nessa conversão de arquivos, porque você o faz em apenas poucos cliques e o programa permite que você crie, edite, converta, revise, proteja com senha, assine documentos, coloque marca d'águas, e muito mais, tudo em um só lugar.
Baixe o PDFelement por aqui e aproveite todas as vantagens do programa.