A Inteligência Artificial (IA) está presente cada vez mais no cotidiano das empresas.
A IA vem se mostrando como uma ferramenta poderosa para modernizar processos, bem como otimizar o tempo dos profissionais da área contábil.
Por meio dessa tecnologia, as tarefas que antes eram manuais e demoradas, agora, podem ser executadas de forma automatizada, permitindo que os profissionais contábeis se dediquem a atividades de maior valor agregado.
Além disso, a IA pode ajudar a reduzir erros e aumentar a precisão nas informações contábeis, contribuindo para a tomada de decisões mais efetivas.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professor Isaac Nogueira, um exemplo de como a IA pode ser utilizada na contabilidade é na categorização de despesas e receitas.
“A Inteligência Artificial pode classificar automaticamente transações financeiras por meio de algoritmos, isso faz com que profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas, pois otimizam seu tempo de trabalho”, pontua Nogueira.
Além disso, outra utilidade que IA pode oferecer é a segurança. Através da análise de dados e identificação de padrões suspeitos, é possível identificar irregularidades e, assim, proteger a empresa alertando sobre possíveis fraudes.
A IA tomará o lugar dos contadores?
Com a tecnologia avançando, o medo e a insegurança cercam os profissionais da área, porém a instituição desse novo cenário não significa que as máquinas substituirão o trabalho dos contadores, pelo contrário, irá aprimorá-lo.
As habilidades e conhecimentos adquiridos são valores únicos e que são cruciais em tomadas de decisões, por exemplo.
“A avaliação do especialista contábil leva em consideração as condições econômicas e fatores externos. Esse julgamento e estratégia são ações que não podem ser substituídos”, conclui Nogueira.
Com informações da Tropical FM 99.1