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VALUATION

8 motivos por que o valuation é vital para seu cliente

Entenda a importância da avaliação de empresas e como você pode aumentar a receita do seu escritório contábil oferecendo esse serviço.

25/04/2023 13:00:03

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8 motivos por que o valuation é vital para seu cliente

8 motivos por que o valuation é vital para seu cliente Foto: Mikael Blomkvist/Pexels

É muito comum ouvir falar em avaliação econômica de empresas (business valuation, em inglês) quando pensamos em empresas grandes, geralmente de capital aberto ou startups de grande potencial de crescimento.

Por outro lado, não é tão comum ficar sabendo que alguma pequena e média empresa (PME) fez o devido valuation.

Você deve estar se perguntando: “é verdade, por que esse tipo de prática não acontece mais frequentemente no mundo das PMEs?”

Geralmente isso se deve por conta de dois motivos simples:

  • A falta de domínio do tema, ou seja, de profissionais especializados em valuation de pequenas e médias empresas;
  • O valor cobrado por tais profissionais.

Antes de fundar a Valutech, grande parte dos pequenos e médios empresários que me procurava não fechava o serviço por conta do valor dos honorários.

E não tem como julgar esse tipo de decisão: quando uma empresa não possui um faturamento expressivo, faz sentido investir em um valuation sem antes saber se sua empresa vale o que você espera que ela valha?

O lado bom, seguindo o raciocínio do exemplo acima, é que não será investido um valor extremamente alto, sobrará verba para outras coisas.

O lado ruim é que nenhum tipo de informação sólida sobre valor será descoberta, o que poderia ajudar e muito em uma eventual negociação.

Acontece que o valuation nada mais é do que conhecimento transformado em poder.

Isso mesmo, quando seu cliente estiver em mãos com um relatório de valuation sólido, ele poderá tomar decisões estratégicas de maneira muito mais segura.

Isso significa que ele se sentirá mais confiante em conseguir o valor justo pela sua empresa, e até mesmo contra-argumentar eventuais propostas ruins.

Ou seja, o valuation é uma ferramenta que possibilita que você tenha elementos para elevar uma negociação até atingir o valor desejado.

E você fazendo parte desse processo, seu relacionamento com seu cliente poderá chegar a um novo patamar.

Fique conosco e descubra ainda mais sobre esse incrível assunto, que é o valuation de PMEs.

Por que o valuation de PMEs é tão importante para o seu cliente

Agora vamos para o que interessa.

Vamos citar alguns exemplos, muito além do mais comum, que é justamente quando o empresário deseja vender a empresa:

1 - Descobrir quanto a empresa vale atualmente

Entender o valor atual da empresa é muito importante não só para saber se a administração do negócio está sendo bem sucedida como também é o ponto de partida para planejamentos de expansão e outros motivos.

2 - Sócio saindo? Sócio entrando?

Esse é um dos motivos mais frequentes. A sociedade deseja descobrir quanto as cotas valem de verdade, para que nenhuma das partes seja penalizada, pois nem sempre o que consta no contrato social ou nos documentos contábeis é necessariamente o valor que corresponde ao valor da sociedade.

3 - Atrair investimentos de terceiros

Muitos gostam de financiar a empresa através de terceiros. Seja para expandir a empresa, tocar algum projeto, pagar outras dívidas, com dinheiro para investir, as opções são inúmeras.

4 - Vender sua empresa

Sem esse tipo de informação, você poderá vender seu maior ativo por um valor que não faça muito sentido, o que pode gerar grandes prejuízos ou arrependimentos.

5 - Planejar a aposentadoria

É incrível como é comum conversar com donos de pequenos negócios e perceber que estes acham que o maior ativo que eles possuem seja talvez suas próprias residências.

Muitos também optam pela liquidação e baixa da empresa na hora de se aposentar, mesmo quando uma empresa é lucrativa.

Fazer o valuation da sua empresa pensando na aposentadoria, e ir trabalhando a venda com profissionais sérios pode ser a diferença entre uma aposentadoria difícil e uma aposentadoria confortável, onde ainda é possível deixar bens para as próximas gerações.

6 - Contestar valor da empresa em processo judicial

Não é surpresa para ninguém que muitas empresas são avaliadas judicialmente com o único intuito de arrecadar mais impostos.

Também existem casos onde uma das partes possui forte viés e desejo para que a avaliação seja super ou sub avaliada.

Um relatório coerente e bem embasado pode facilitar muito a vida de quem busca um valuation justo, para não prejudicar nenhuma das partes.

7 - Saber quanto vale a marca

Essa informação não é tão difundida no mundo das PMEs, mas se o seu negócio possui marca registrada, ela possui valor.

Uma prestadora de serviços, por exemplo, ou uma empresa com uma boa margem de lucro, pode ter um valor de marca acima das expectativas dos donos.

Se as metodologias corretas forem empregadas, o resultado pode ser fantástico.

8 - Para apoiar importantes decisões estratégicas

O valuation como ferramenta foi desenvolvido para facilitar a tomada de decisões estratégicas por parte dos donos do negócio.

Existem muitos motivos para se buscar uma avaliação da empresa, caso não tenha sido listada ainda, o valuation pode contribuir positivamente.

Qual a melhor maneira para fazer o valuation do meu cliente?

Imagine que seu cliente procurou você, afinal, você é o contador de confiança desse cliente e nada mais coerente que ele comece essa jornada com você, certo?

Qual seria a sua abordagem nesse caso?

Faria a avaliação através do método contábil e então deixaria de lado o valor real de vários ativos que não são identificados da maneira correta nos documentos contábeis?

Se você seguir utilizando a metodologia normalmente usada, alguns  pontos negativos serão incorporados à avaliação, tais como:

  • O valor real da marca da empresa não será levado em consideração (e se for, somente através do método do custo);
  • O potencial de crescimento do faturamento e lucro será ignorado;
  • A boa administração da empresa ficará de fora, assim como sua tradição;
  • Não existe nenhuma maneira de comparar a empresa com outras empresas parecidas através de múltiplos de faturamento ou de alguma medida de lucro

Você domina as metodologias mais utilizadas em negociação? Pois o método book value tradicional é pouco utilizado nessas horas.

Conheça a Plataforma de Valuation de PMEs da Valutech

Hoje contamos com diversos parceiros contadores utilizando a Valutech.

Além de contadores, advogados, consultores e analistas também utilizam diariamente nosso software.

A grande vantagem de contar com uma ferramenta como a nossa ao seu dispor, é a seguinte:

  • Você utiliza as melhores metodologias para o valuation de empresas, de maneira extremamente descomplicada;
  • Se você possui conhecimentos em valuation, a ferramenta ainda oferece um modo avançado, para customizar ainda mais os parâmetros da avaliação;
  • Nela é possível avaliar também a marca do seu cliente;
  • Dados de risco como inflação, dólar, instabilidade econômica são devidamente capturados;
  • O relatório é super completo, e todos os dados são revelados, assim como suas fontes, nada de enganação.

Assista nosso vídeo explicando os funcionamentos da Valutech utilizando a própria ferramenta:

Viu como é fácil?

Acesse também nosso site, assista depoimentos dos nossos parceiros assim como também mais informações sobre a plataforma.

Metodologias utilizadas

Para o valuation de empresas, na atual versão da Valutech contamos com o método do fluxo de caixa descontado e também múltiplos de mercado.

A Valutech é a única empresa do Brasil hoje capaz de oferecer a avaliação através de múltiplos de faturamento e EBIT a partir de outras empresas pequenas e médias, onde é possível filtrar negócios do mesmo estado do seu cliente, faturamento, lucro e etc.

Nada de comparar com empresas bilionárias da bolsa de valores (isso não facilitaria a negociação da empresa).

Tudo isso para gerar um relatório mais coerente ainda.

Para o valuation de marcas, atualmente utilizamos o método residual a partir da projeção do fluxo de caixa descontado atribuído a marca e em poucas semanas contaremos ainda com a metodologia da liberação do pagamento de royalties (relief from royalty ou royalty savings)

Seja nosso parceiro

Se você entrar em contato conosco via WhatsApp ou e-mail, ainda podemos oferecer nosso sistema de parcerias.

Nesse sistema é possível retirar todas as menções da Valutech, e você poderá inserir o logo seu e do seu cliente.

Além disso, iremos oferecer suporte prioritário e também você terá um prazo maior para editar os relatórios do seu cliente.

E se a demanda aumentar, não se preocupe: podemos falar de descontos e também de customizações específicas para o seu escritório de contabilidade.

Para aumentar ainda mais os benefícios, os primeiros 20 leitores do portal Contábeis podem utilizar o código de desconto CONTABEIS10 para 10% de desconto no primeiro relatório.

Paulo Eduardo Ballestrin: especialista em valuation de marcas e empresas privadas. Cofundador da Valutech, é certificado em Advanced Valuation (ministrado por Aswath Damodaran), certificado em Valuation (Avaliação de Empresas) pela PUCRS, pós-graduado (certificado) em International Business e Business Management pela Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) e bacharel em administração pela PUCRS.

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