O Governo de São Paulo irá lançar um programa, intitulado Jovem Aprendiz Paulista, que prevê a contratação de 60 mil estudantes da rede pública, entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.
O projeto prevê que os adolescentes trabalhem por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59.
A jornada será de quatro dias por semana, de quatro a seis horas diárias.
Além disso, será oferecido um curso de capacitação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que fechou acordo com a gestão estadual.
O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que irá investir R$ 145,5 milhões na iniciativa.
O anúncio com mais detalhes sobre o programa será feito nesta quarta-feira (26).
Aprendiz Paulista
O governo já trabalha com a iniciativa do Aprendiz Paulista, inserido no Portal Emprega São Paulo, que tem como objetivo principal inserir no mercado de trabalho os jovens matriculados em cursos técnico-profissionalizantes no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
O Aprendiz Paulista é um Programa instituído pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento.
O propósito do Aprendiz Paulista é ser um intermediário gratuito entre alunos em busca de uma oportunidade para colocar em prática seu conhecimento técnico, e empregadores em busca de profissionais aprendizes, aptos a preencherem as vagas ofertadas.
Pelo Programa, o jovem tem acesso às oportunidades de trabalho adequadas ao seu perfil e ao curso técnico que está realizando. Tudo de forma gratuita.
O empregador também é beneficiado pelo Programa, pois preenche uma vaga em sua empresa com um aluno com o perfil adequado e sem custo.
Desta forma, o Programa Aprendiz Paulista vem ao encontro das necessidades do jovem que está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, e do empregador que necessita preencher sua vaga com o profissional-aprendiz qualificado.
Com informações de Folha de S. Paulo