A agência de viagens online Hurb, antiga Hotel Urbano, está sendo alvo de críticas e reclamações de milhares de clientes, alegando propaganda enganosa e o não cumprimento dos contratos adquiridos.
Passageiros parados nas companhias aéreas sem passagem aérea, hotéis que não receberam o repasse do pagamento pela agência ou sequer tem a reserva são alguns dos problemas relatados pelos consumidores nas redes sociais e no Reclame Aqui.
Para deixar o cenário ainda mais complicado, o CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, vazou dados e fez piada dos clientes lesados. Nesta segunda-feira (24), ele renunciou ao cargo.
O Procon de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (25), um comunicado sobre as constantes reclamações que vêm recebendo contra a empresa.
De acordo com a nota, o aumento das reclamações ocorreu no mês de março e as principais críticas se dirigem ao fato de a empresa não cumprir com as condições ofertadas nos termos de oferta. Em muitos casos, quando uma viagem é cancelada, não há apresentação de datas próximas às indicadas pelo consumidor.
O Procon-SP ainda reforçou que segue analisando as reclamações registradas no órgão, para compreender adequadamente a situação de cada uma e encaminhar uma solução.
O Procon do Rio de Janeiro respondeu algumas das principais dúvidas dos consumidores à pedido do Jornal Extra, confira abaixo:
Comprei um pacote com data flexível, mas o Hurb não consegue marcar a viagem. Posso cancelar e pedir reembolso?
Caso a operadora de viagem não cumpra o prazo de marcação estipulado no contrato, o consumidor tem direito ao reembolso, sem ônus.
Comprei o pacote, mas a viagem só foi marcada dois anos depois, quando meus filhos já tinham idade de pagar pela passagem e pelos ingressos dos parques que pretendemos visitar. Posso pedir o ressarcimento desse custo extra?
Caso a marcação tenha sido feita dentro do prazo estipulado em contrato e o consumidor tiver sido informado de forma adequada, não há de se falar em ressarcimento.
Há limite de prazo para remarcação de passagem?
No caso de pacote de viagens, o prazo será o estipulado em contrato. Já quanto a passagens aéreas, é preciso que a remarcação observe o prazo de validade do bilhete.
Consegui viajar, mas as diárias do hotel não estavam pagas. O que faço? Pago o hotel e busco ressarcimento depois com o Hurb?
Os serviços ofertados pela empresa devem ser prestados. Se houver falha na prestação do serviço, o consumidor pode exigir o cumprimento da oferta. Primeiramente, deve procurar a empresa.
Caso o problema não seja resolvido, deverá buscar o Procon Estadual através dos canais oficiais de atendimento. Os hotéis têm responsabilidade solidária e, em tese, deveriam cumprir a oferta e buscar entendimento posterior com o Hurb.
O consumidor pode pagar e reter os recibos para pedir reembolso, mas não há uma garantia e pode demorar. É preciso ter em mente que, em caso de pedidos de ressarcimento de danos morais ou patrimoniais, o consumidor poderá ter que buscar o Judiciário.
A empresa pode ser multada por não honrar o contrato?
Sim.
O cliente que comprou um pacote e está com medo de não conseguir viajar pode tentar cancelar e pedir um ressarcimento?
A rescisão pode ser solicitada a qualquer momento, respeitadas as cláusulas contratuais.
Se ainda estou pagando o meu pacote, paro de pagar?
A interrupção do pagamento pode gerar quebra de contrato. O consumidor deve estar atento ao fato de que os pagamentos efetuados por cartão de crédito já foram repassados à operadora de viagens. O não pagamento levará a cobranças de juros com a administradora do cartão de crédito. Em casos de boletos parcelados, vale o mesmo.
Alguns hotéis estão barrando a entrada das pessoas que fizeram pacote com o Hurb. Eles podem barrar essas pessoas? Ou têm que aceitá-las e depois se entender com o Hurb?
Partindo do pressuposto de que esses hotéis possuem relação contratual com o Hurb, são solidários e devem cumprir a oferta e, se for o caso, buscar posterior ressarcimento com a operadora de viagens.
Com informações Extra