x

JUROS CARTÃO DE CRÉDITO

Juros do cartão de crédito atingem maior nível em seis anos

Relatório do Banco Central aponta maior taxa de juros em seis anos e busca por alternativas para redução.

28/04/2023 09:00:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Taxa de juros do cartão de crédito dispara em março

Juros do cartão de crédito atingem maior nível em seis anos

O Banco Central (BC) divulgou em seu Relatório de Política Monetária que os juros cobrados nas operações com cartão de crédito alcançaram 430,5% ao ano em março, um aumento significativo em comparação a fevereiro, quando estava em 417,4%. Este é o maior nível em seis anos, superando os 428% ao ano, registrados em agosto de 2017.

O impacto do rotativo do cartão de crédito

Os juros do rotativo, os mais caros do mercado financeiro, costumam ser utilizados por usuários de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura integralmente e optam pelo pagamento mínimo. 

O Ministério da Fazenda tem demonstrado preocupação com essa modalidade de crédito, e o ministro Fernando Haddad tem se reunido com banqueiros para buscar alternativas para a redução desses juros.

Taxa total em constante crescimento

A taxa total do rotativo do cartão de crédito vem crescendo consecutivamente desde dezembro de 2020, quando estava em média de 328% ao ano.

Em relação às operações de crédito com recursos livres, a taxa de juros chegou a 44,3% ao ano em março, um aumento de um ponto percentual em relação a fevereiro de 2023 (43,3%) e uma elevação de sete pontos percentuais no acumulado de 12 meses.

Crédito e inadimplência

O saldo das operações do Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiu R$ 5,4 trilhões em março, uma expansão de 0,7% no mês. A inadimplência permaneceu estável em março, em 3,3%, mantendo a estabilidade para empresas (2,1%) e pessoas físicas (4,1%). No crédito com recursos livres, a inadimplência aumentou 0,1 ponto percentual, atingindo 4,6%.

O endividamento das famílias chegou a 48,6% em fevereiro, representando uma diminuição de 1,2% em 12 meses. O comprometimento da renda registrou 27,4% nos últimos 12 meses.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.