x

CFC

Exame de Suficiência: 6 dicas para se preparar para a prova

Saiba quais são os assuntos que costumam cair no Exame de Suficiência e como se preparar para fazer a prova.

04/05/2023 17:30:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
6 dicas para o Exame de Suficiência de 2023

Exame de Suficiência: 6 dicas para se preparar para a prova

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) acontece neste domingo (7).  A prova é obrigatória para aqueles que desejam obter o registro profissional como contador.  

Para ajudar os candidatos a se prepararem para esse desafio, reunimos seis dicas valiosas para o sucesso no exame. Confira:

Estude com antecedência

A preparação para o exame de suficiência deve começar com pelo menos seis meses de antecedência. É importante reservar um tempo diário para estudar e revisar os conteúdos, com foco nas áreas de maior peso na prova. Além disso, é fundamental praticar resolvendo questões de provas anteriores.

Domine a legislação

O exame de suficiência aborda muitos tópicos relacionados à legislação contábil, fiscal e tributária. Por isso, é fundamental dominar esses temas para se sair bem na prova. Procure estudar a legislação de forma aprofundada e atualizada, buscando sempre as fontes oficiais.

Treine a interpretação de questões

 O exame de suficiência do CFC é conhecido por trazer questões complexas, que exigem um bom nível de interpretação. Por isso, é importante praticar a resolução de questões e treinar a habilidade de interpretá-las corretamente, identificando os pontos-chave e relacionando com os conhecimentos adquiridos.

Faça simulados

Fazer simulados é uma das melhores formas de se preparar para o Exame de Suficiência. Eles permitem que o candidato teste seus conhecimentos, identifique pontos fracos e se familiarize com o estilo das questões. Além disso, é possível simular o tempo de prova e treinar a gestão do tempo para evitar deixar questões em branco.

Revise os temas mais cobrados

Alguns temas são mais exigidos que outros, como:

  • Contabilização de operações;
  • CPC 00, ao pedir características e conceitos;
  • CPC 27 - Imobilizado, em que será necessário apurar o valor e calcular depreciação;
  • CPC 16 - Estoques, ao pedir para apurar valor contábil do saldo e CMV;
  • e o CPC 04 - Ativo intangível, que tem questões relacionadas ao cálculo do valor do ativo, principalmente, os gerados internamente na fase de pesquisa e desenvolvimento.

Cuide da saúde física e mental

Não adianta estudar muito e não cuidar da saúde física e mental. Dormir bem, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são fundamentais para manter a mente e o corpo em forma para enfrentar a prova. Além disso, é importante ter momentos de lazer e descanso para evitar o estresse e a ansiedade.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.