x

DIA DAS MÃES

Comércio prepara ações para incrementar vendas no Dia das Mães

Data é a segunda mais importante do calendário varejista.

10/05/2023 19:30:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comércio prepara ações para incrementar vendas no Dia das Mães

Comércio prepara ações para incrementar vendas no Dia das Mães Foto: nappy/Pexels

Falta poucos dias para o Dia das Mães, a segunda principal data de vendas do calendário varejista, ficando atrás apenas do Natal. Exatamente pela importância da comemoração, é essencial que os lojistas comecem a se preparar com antecedência para garantir os melhores resultados.

Para o Diretor Comercial da Zucchetti, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão que atende mais de 100 mil micro e pequenos comércios em todo o Brasil, Marcos Adriano Guasso, lojas e restaurantes já devem iniciar agora um  planejamento cuidadoso para ter os resultados otimizados. 

Um passo importante é avaliar o mercado e as pesquisas, levantar dados internos dos produtos mais vendidos na data, o que mais está sendo procurado nos últimos meses e as tendências indicadas por estudos, para definir promoções atrativas e planejar o estoque.  

“Se antecipando, o comerciante pode negociar com os fornecedores preços melhores, além de condições mais atrativas, que podem garantir uma promoção que não gere prejuízo e atraia os compradores para a loja. Para isso é vital que o varejista, seja do tamanho que for seu negócio, conheça seu público, saiba do que ele mais gosta, pois, embora existam tendências de mercado, cada varejo atende públicos específicos e diferentes”, enfatiza. 

Em datas comemorativas, lembra Guasso, também é possível aproveitar itens que estão em estoque há muito tempo, ou, no caso, por exemplo, de lojas de roupas, calçados e acessórios, avaliar itens que podem sobrar na troca de coleção, que vem logo no mês seguinte, para fazer promoções e não ficar com produtos parados na loja. Oferecer kits promocionais, com mais de um produto, também pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes.

A divulgação da promoção e estratégia para o Dia das Mães também precisa ser planejada, de acordo com aquilo que mais funciona com o público do estabelecimento. “O micro e pequeno comércio tem uma vantagem de muitas vezes estar mais próximo do seu cliente, saber os gostos e ter uma comunicação mais certeira. Então, é preciso usar aquilo que já se sabe que mais funciona para comunicar as promoções para o público e também mostrar novidades que o comércio está recebendo. Além disso, é importante avaliar que tipo de comunicação funciona na região, para atrair novos clientes”, pontua Guasso. 

Ele destaca que não adianta um varejo pequeno ter um gasto alto com um anúncio numa revista, por exemplo, se seu público é mais impactado por redes sociais e carro de som. “Por isso, iniciar o planejamento com antecedência, intensificando as ações de propaganda com a proximidade da data, é fundamental para melhores resultados, aproveitando bastante essa importante data do calendário varejista nacional”, completa o especialista. 

Ele destaca ainda a importância de ter controles e registros de dados no varejo, mesmo em lojas pequenas. “Com os softwares de gestão da Zucchetti, focados em micro e pequenos varejos, é possível fazer levantamento de dados do estoque, planejar compras, ter dados de tendências de compras por períodos e de desempenho em promoções realizadas, o que facilita o planejamento e execução de estratégias”, exemplifica.  

Fonte: Assessoria de imprensa

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.