x

TECNOLOGIA

Alerta tributário na palma da mão: app revoluciona IR para investidores

Aplicativo inovador fornece alertas em tempo real sobre Imposto de Renda para investidores da Bolsa de Valores.

16/05/2023 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
App monitora IR na Bolsa de Valores em tempo real

Alerta tributário na palma da mão: app revoluciona IR para investidores

Uma nova ferramenta promete revolucionar a gestão do Imposto de Renda (IR) para os investidores da Bolsa de Valores. O aplicativo, que foi lançado recentemente, introduz uma funcionalidade inovadora no mercado: um otimizador de IR que tem como objetivo ajudar os usuários a economizar no pagamento do Imposto de Renda, utilizando a Regra da Isenção.

Disponível para download desde o dia 8 de maio, o Otimizador IR tem sido de grande utilidade para investidores que buscam maximizar seus lucros e minimizar suas despesas tributárias. 

A ferramenta mantém os investidores informados sobre o status de suas operações em relação ao limite de isenção e fornece informações sobre quanto poderiam economizar no IR caso esse limite seja ultrapassado. A funcionalidade tira proveito da Compensação de Prejuízo para calcular a economia potencial nas operações realizadas na B3 durante o período em questão.

O mecanismo por trás dessa funcionalidade única é um sistema avançado de algoritmos. Com a autorização do investidor, o aplicativo integra os dados do usuário na B3, identifica as operações de venda realizadas e calcula automaticamente o prejuízo de ativos que estejam sendo negociados a um preço inferior ao da compra.

Além disso, o aplicativo oferece uma gama de funcionalidades e serviços, incluindo o acompanhamento de dividendos e carteira, tornando-se uma solução completa para os investidores. Ele permite que o investidor comum aplique uma regra geralmente utilizada apenas por investidores profissionais, fornecendo uma ferramenta valiosa e inovadora para tomar decisões mais informadas sobre a estratégia de investimento.

A Regra da Isenção, descrita no artigo 59 da Instrução Normativa nº 1585/2015 da Receita Federal do Brasil, foi criada para incentivar pequenos investidores. No entanto, muitos não estão cientes desse benefício tributário e, portanto, não o aplicam. Segundo a regra, se um investidor vende menos de R$ 20 mil em ações no mês em operações comuns, o lucro obtido fica isento de imposto.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.