x

REGRA FISCAL

Veja o que acontece com o salário mínimo se o governo não cumprir a meta da nova regra fiscal

Após alterações, ficou decidido que a valorização do salário fica de fora da contenção de despesas.

17/05/2023 12:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Nova regra fiscal: o que acontece com o salário mínimo?

Veja o que acontece com o salário mínimo se o governo não cumprir a meta da nova regra fiscal

O relator da nova regra fiscal, deputado Cláudio Cajado, fez mudanças no texto apresentado pela equipe econômica. 

Após negociações de última hora, ficou decidido que a valorização do salário mínimo fica de fora da contenção de despesas se o governo não cumprir a meta. Já os aumentos para o Bolsa Família terão de ser submetidos ao Congresso Nacional.

Assim, caso as contas estejam no vermelho, o governo federal poderá reajustar o salário mínimo com aumento real, ou seja, acima da inflação.

“O presidente pode solicitar, através de mensagem do Congresso Nacional, o valor para poder acrescer ao Bolsa Família, com compensação”, afirmou Cajado sobre as mudanças em relação ao Bolsa Família.

Nesta segunda-feira (15), Cajado afirmou que o presidente da Casa, Arthur Lira, deve pautar um requerimento de urgência para acelerar o andamento do texto na quarta (17).

O relator também diminuiu de 13 para nove, o número de despesas que estão fora da nova regra. Recursos para o pagamento do piso da enfermagem e repasses à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por exemplo, vão estar sujeitos ao novo controle de gastos.

Metas fiscais

As metas fiscais são estimativas do governo sobre o que ele irá arrecadar e o que deve gastar durante o ano. 

De acordo com o texto, será realizada uma avaliação bimestral de receitas e despesas.

Se o governo não conseguir zerar déficit em 2024 e ter superávit em 2025 e 2026, como proposto pelo governo no arcabouço fiscal, medidas serão acionadas e despesas contingenciadas.

Com informações do g1 Economia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.