x

PREVIDÊNCIA

INSS lança iniciativa para ajudar contribuintes a pedirem benefícios que dependam de perícia médica

INSS fará parceria com entidades para ajudar os segurados a enviarem a documentação necessária para solicitar benefícios sem passar por perícia presencial.

17/05/2023 15:00:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: segurados terão ajuda para pedir benefícios periciados

INSS lança iniciativa para ajudar contribuintes a pedirem benefícios que dependam de perícia médica

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está lançando uma nova iniciativa que promete ajudar os segurados a solicitarem os benefícios do instituto que dependem de perícia médica.

A medida, que foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16), vai garantir ajuda aos contribuintes por meio de equipamentos adequados e ajuda de profissionais capacitados na hora de dar entrada no pedido dos benefícios por incapacidade, que dependam da perícia para serem concedidos, apresentando apenas atestados médicos pelo aplicativo do Meu INSS.

A novidade ainda não tem data para começar a ser implementada, mas acontecerá por meio de uma parceria do Ministério da Previdência Social com estados e municípios, organizações sindicais e outras organizações da sociedade civil, assim como entidades privadas.

Como vai funcionar 

Os segurados atualmente já podem fazer os requerimentos deste tipo de benefício pelo aplicativo, mas a medida acaba sendo pouco efetiva pela baixa qualidade dos documentos enviados e dificuldade no acesso e manuseio. Atualmente, o contribuinte pode enviar a foto do seu atestado médico pelo aplicativo para que a avaliação seja feita de forma remota, mas o documento acaba não sendo aproveitado.

Segundo o texto da iniciativa, o governo quer capacitar colaboradores para auxiliarem os segurados na abertura dos pedidos feitos pelo sistema, enquanto as entidades parceiras disponibilizarão locais com equipamentos eletrônicos adequados para efetivar os requerimentos.

Para garantir a segurança, nestes ambientes os próprios segurados farão o seu login e senha, sem passar os dados pessoais aos funcionários, e os funcionários apenas farão a orientação presencial com o passo a passo para enviar o atestado médico, poupando o agendamento da perícia, que atualmente tem uma fila de meses, o que impede a concessão do benefício.

A ajuda será gratuita aos segurados que solicitarem o serviço e pode ser usada nas localidades em que o tempo de espera para a realização da perícia esteja superior a 30 dias. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.