x

Contas inativas

Google começa a enviar notificação de exclusão de contas inativas

As notificações de exclusão já estão sendo enviadas aos usuários que possuem contas inativas no Google.

17/05/2023 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Google vai remover contas inativas

Google começa a enviar notificação de exclusão de contas inativas

O Google anunciou que vai excluir as contas que estiverem inativas por dois anos ou mais, incluindo os conteúdos do Google Workspace, que inclui Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Photos. O objetivo é evitar ameaças à segurança, incluindo ataques cibernéticos e hacks.

“Investimos em tecnologia e ferramentas para proteger nossos usuários contra ameaças de segurança, como spam, golpes de phishing e sequestro de contas. Mas mesmo com essas proteções, se uma conta não for utilizada durante um certo período de tempo, fica mais sujeita a ser comprometida”, explica a vice-presidente de gestão de produtos do Google, no comunicado, Ruth Kricheli.

A alteração, que começará a ser feita em dezembro, vale apenas para as contas que são pessoais e não para as organizações como escolas ou empresas.

Segundo o Google, contas que estão esquecidas ou que não são utilizadas com frequência costumam depender de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário.

Em 2020, o Google já havia informado que removeria o conteúdo armazenado em uma conta inativa, mas até então não excluiria a própria conta.

Notificações de exclusão Google

A partir desta terça-feira (17), o Google começou a enviar notificações para o endereço de e-mail da conta e para o e-mail de recuperação das contas inativas antes da exclusão.

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm cerca de 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de terem a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis. E, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam”, diz Kricheli.

Como manter a sua conta ativa?

Em seu comunicado, o Google afirma que a maneira mais simples de manter uma conta ativa é fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos.

Ou seja, se você fez login em sua conta ou em algum dos serviços da empresa, como Photos e Meet, recentemente, por exemplo, sua conta é considerada ativa e não será excluída.

Assim, ler e enviar e-mails, usar o Google Drive, assistir um vídeo no YouTube, fazer download de aplicativos na Play Store, entre outras atividades, vão sinalizar que sua conta está ativa.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.