x

TRABALHISTA

Confira os principais avanços nas políticas empresariais em relação à maternidade e saiba como implementar

Confira dicas de especialistas e as principais vantagens de incluir medidas relacionadas à maternidade na política empresarial.

21/05/2023 10:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como incluir medidas relacionadas à maternidade na política empresarial

Confira os principais avanços nas políticas empresariais em relação à maternidade e saiba como implementar pixabay

Conciliar carreira e maternidade é um desafio que as mulheres enfrentam cotidianamente no mercado de trabalho, mas elas fazem isso com excelência, apesar de haver muito o que se avançar para alcançar a igualdade de gênero no Brasil, onde as mulheres ganham 22% a menos que os homens. 

Nesse cenário, comemorar o Dia das Mães, que foi celebrado no último domingo (14)  para quem tem uma carreira, pode ser algo um pouco desafiador.

Contudo, segundo a Managing Director de Executive Search na Robert Half, empresa especializada em recrutamento e seleção no país, Mariana Horno, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado já perceberam que, quando investem em iniciativas que apoiam a maternidade, podem usufruir de diversos benefícios, como aumento da produtividade e redução do turnover.

Por isso, a diretora separou os principais avanços sobre o tema nas empresas, que podem servir como inspiração para outras companhias.

Por que é importante incluir medidas relacionadas à maternidade na política das empresas?

Horno afirma que é importante incluir medidas relacionadas à maternidade na política das empresas porque a maternidade é um aspecto relevante não só na vida das mulheres, mas da população como um todo, além de ter um impacto significativo em suas carreiras. 

“A licença-maternidade é um direito fundamental para as mulheres que acabam de dar à luz e é uma maneira de garantir que elas possam se recuperar e cuidar de seus filhos, sem ter que dividir a atenção nesse momento tão importante de vida com o trabalho por um período de tempo”.

Além disso, quando as empresas oferecem medidas relacionadas à maternidade, como licença-maternidade remunerada, licença-paternidade, horários flexíveis e creches no local de trabalho, elas ajudam a promover a igualdade de gênero e a equidade no local de trabalho. 

Essas medidas permitem que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de avanço na carreira que seus colegas do sexo masculino e ajudam a evitar a sensação de culpa e rejeição por causa da maternidade.

Também é importante notar que, quando as companhias oferecem medidas relacionadas à maternidade, isso pode aumentar a retenção de funcionários como um todo, pelo bom exemplo gerado, reduzindo o absenteísmo e melhorando a produtividade. 

As funcionárias que têm a oportunidade de equilibrar suas responsabilidades familiares com suas carreiras são geralmente mais satisfeitas no trabalho e têm menos estresse, de forma que conseguem equilibrar melhor suas atividades, organizam-se melhor e, por consequência, são mais eficientes.

“Por fim, vale a reflexão: será que devemos julgar a carreira e potencial de uma profissional pelo tempo de afastamento pontual desta profissional? Será que os meses de licença por essa causa nobre que é a maternidade tem tanto impacto, se considerarmos o tempo e impactos positivos da carreira desta profissional como um todo nas corporações?”.

Quais foram os principais avanços em relação à maternidade no mercado de trabalho?

Ao longo dos anos, houve muitos avanços em relação à maternidade no mercado de trabalho, incluindo a implementação de políticas e programas que oferecem licenças, auxílios e incentivos para equilibrar a vida profissional e familiar das trabalhadoras. 

Acompanhe as principais conquistas que podem ser comemoradas no Dia das Mães a seguir:

Licença-maternidade

Muitos países estabeleceram leis que garantem às mulheres o direito a uma licença-maternidade remunerada após o nascimento ou adoção de um filho. No Brasil, a duração da licença maternidade é de 120 dias, podendo ser estendido em algumas companhias para o prazo de 180 dias.

Flexibilidade no trabalho

Muitas empresas oferecem horários flexíveis de trabalho, como trabalho em meio período, horários de trabalho alternativos, trabalho remoto e horários flexíveis de entrada e saída. Esses arranjos de trabalho permitem ajudar as mães a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais e garantir que possam cuidar de seus filhos enquanto são produtivas e desenvolvem um trabalho de excelência muito agregador para as companhias.

Assistência infantil

Algumas empresas oferecem assistência infantil no local de trabalho, como creches e programas de educação infantil. Isso ajuda a reduzir o estresse e a preocupação das mães que trabalham, sabendo que seus filhos estão próximos e seguros.

Work-life-balance

Cada vez mais, as empresas estão se concentrando no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que é positivo para as comemorações dos Dias das Mães nas empresas. Para isso, essas companhias oferecem incentivos como dias de folga remunerados, férias flexíveis e licenças. Isso ajuda a garantir que as mães tenham tempo para cuidar de si mesmas e de suas famílias, além de manter uma carreira bem-sucedida.

O que as empresas precisam fazer para implementar medidas com relação à maternidade na empresa

Para implementar medidas com relação à maternidade, as empresas precisam implementar algumas ações. Acompanhe algumas sugestões!

  • Desenvolver políticas e procedimentos específicos para lidar com questões relacionadas à maternidade, tais como: licença-maternidade, licença-paternidade, assistência infantil e flexibilidade no trabalho;
  • Comunicar claramente essas políticas e procedimentos para os funcionários;
  • Treinar gerentes e supervisores para lidar com questões relacionadas à maternidade;
  • Avaliar regularmente as políticas e procedimentos relacionados à maternidade para garantir que sejam eficazes e relevantes para as necessidades dos funcionários;
  • Demonstrar os benefícios gerados em ser uma empresa inclusiva e olhando, num longo período de tempo, questões como a maternidade como um momento necessário e não uma “perda” para a companhia, uma vez que o valor agregado de cada profissional é muito superior ao período de 4 ou 6 meses de ausência temporária.

Ao implementar essas medidas, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, que valorize e apoie as trabalhadoras que são mães.

O Dia das Mães ainda apresenta muitos desafios no mercado de trabalho, mas já são visíveis os esforços das empresas e do governo para que as mulheres possam equilibrar maternidade e carreira e os benefícios que isso gera. 

Com isso, as empresas também ganham, retendo profissionais que são ainda mais comprometidas com a empresa e função que desempenham e gerando ainda mais impacto ao seu redor.

Com informações Robert Half

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.