x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

RECURSOS HUMANOS

Transformação digital otimiza a gestão de Recursos Humanos

Descubra como a tecnologia está ajudando a simplificar processos e reduzir burocracias no setor de RH.

21/05/2023 09:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como a tecnologia ajuda a reduzir as burocracias do RH?

Transformação digital otimiza a gestão de Recursos Humanos

A gestão de recursos humanos (RH) desempenha um papel fundamental nas organizações, mas muitas vezes é afetada por processos burocráticos que consomem tempo e recursos. No entanto, a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na simplificação e agilização desses processos. A tecnologia se torna uma poderosa aliada na redução dessas burocracias e uma facilitadora nos processos de gerenciamento.

Uma das formas mais significativas na redução das burocracias do RH é por meio da automação de processos. Softwares e sistemas especializados permitem automatizar tarefas rotineiras, como o processamento de folha de pagamento, controle de ponto e gerenciamento de benefícios. Isso não apenas agiliza os processos, mas também reduz erros e permite que os profissionais de RH se concentrem em atividades estratégicas.

Gerenciamento eletrônico de documentos

Ela também tem contribuído para o fim do acúmulo de papéis e documentos físicos no RH. Com o gerenciamento eletrônico de documentos, é possível digitalizar e armazenar de forma segura informações como currículos, contratos, avaliações de desempenho e registros de treinamentos. Isso não apenas economiza espaço físico, mas também facilita o acesso e a busca por informações, agilizando os processos e reduzindo a burocracia.

Plataformas de autoatendimento

Outra forma pela qual a tecnologia tem sido benéfica para reduzir as burocracias do RH é por meio do desenvolvimento de plataformas de autoatendimento. Com essas plataformas, os colaboradores têm acesso direto a informações e serviços relacionados a benefícios, solicitações de férias, atualização cadastral e outras demandas rotineiras. 

Isso não apenas empodera os funcionários, permitindo que eles resolvam suas próprias questões, mas também reduz a necessidade de intervenção manual do RH, agilizando os processos e reduzindo a burocracias.

Análise de dados e tomada de decisão

A tecnologia também está revolucionando a forma como o RH lida com a análise de dados e a tomada de decisão. Com o uso de sistemas de gestão integrados e ferramentas de business intelligence, é possível coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados relacionados aos colaboradores. Isso permite uma tomada de decisão mais embasada e estratégica, reduzindo a necessidade de processos burocráticos e simplificando a gestão do capital humano.

Através da automação de processos, gerenciamento eletrônico de documentos, plataformas de autoatendimento e análise de dados, as organizações estão conseguindo simplificar e agilizar as tarefas relacionadas à gestão de recursos humanos.

Essas inovações não apenas aumentam a eficiência dos processos, mas também proporcionam uma melhor experiência para os colaboradores, liberando tempo e recursos para que o RH possa se concentrar em estratégias de desenvolvimento e engajamento da equipe. Com a tecnologia como aliada, a redução das burocracias do RH está se tornando uma realidade palpável.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.