x

IA NOS NEGÓCIOS

Inteligência artificial: 6 passos para implementar na sua empresa

Pesquisa revela que funcionários conseguem realizar seu trabalho 35% mais rápido com ajuda da IA.

21/05/2023 11:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
6 passos para implementar a IA na sua empresa

Inteligência artificial: 6 passos para implementar na sua empresa

Com a recente popularização de ferramentas como ChatGPT e MidJourney, a inteligência artificial (IA) voltou a fomentar discussões sobre o futuro do trabalho.

De um lado, estão aqueles que acreditam que a evolução da tecnologia começa a desenhar um futuro apocalíptico para grande parte dos empregos. Do outro, aqueles que enxergam a automatização com mais otimismo, e encaram a aproximação da IA com o mercado como uma oportunidade de otimizar tempo e entregar melhores resultados.

A verdade é que ainda é cedo para dizer qual dos dois grupos está certo – mas alguns estudiosos do assunto já começaram a indicar o caminho mais provável.

Enquanto dados do Fórum Econômico Mundial refutam a ideia de que a evolução da IA dizimará todos postos de trabalho, uma pesquisa recente da Universidade de Stanford em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) indica que a aplicação de ferramentas de IA nas empresas pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em até 14 %.

De acordo com dados da consultoria McKinsey, mais da metade (63%) dos gestores globais notaram algum ganho econômico após a aplicação da IA em suas operações, e sugerem que 75% das empresas pretendem incorporar inteligência artificial nos próximos anos.

IA no seu negócio

Por se tratar de um assunto bastante novo, e em constante transformação, muitos líderes, empreendedores e gestores ainda têm dúvidas sobre como dar o primeiro passo para implementar inteligência artificial em seus negócios. Por isso, confira abaixo como implantar a IA no seu negócio.

1. Familiarize-se com a IA

Antes de começar a implementar a IA, é essencial conhecer os seus principais conceitos e aplicações. 

O empresário pode começar com a leitura de artigos e reportagens disponíveis na internet, que muitas vezes trazem entrevistas com especialistas no assunto ou mesmo mostram cases de empresas que já estão utilizando a tecnologia em seus negócios e podem servir de inspiração. 

Outra opção é participar de fóruns de discussão sobre o tema nas redes sociais.

Também é possível buscar por webinars e cursos sobre o assunto. 

Por se tratar de um conteúdo pensado didaticamente, e ministrado por especialistas com a chancela de um grupo educacional por trás, essa opção é a mais indicada para quem deseja se aprofundar verdadeiramente no universo da IA e fugir das informações questionáveis e dos “achismos” e que circulam pela internet.

2. Identifique as áreas do seu negócio que podem se beneficiar da IA

Depois de ter uma base sobre o assunto, o próximo passo é entender como a inteligência artificial pode beneficiar a sua empresa. 

Realize uma análise detalhada dos processos e identifique áreas em que a IA pode melhorar a eficiência, a tomada de decisões ou a experiência do cliente. Com esse planejamento em mãos estará pronto para dar o próximo passo.

3. Defina metas claras e alcançáveis

Qual problema a inteligência artificial deve ajudar a resolver e de que formas pretende metrificar esse processo? 

Ter metas claras ajudará a orientar seus esforços e avaliar o sucesso da implementação.

Por isso, é importante estabelecer metas específicas e mensuráveis antes da implementação da IA no seu negócio. Alguns exemplos são:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria da precisão;
  • Otimização de processos.

4. Construa uma equipe especializada

Para que os colaboradores possam lidar com a inteligência artificial de forma eficiente e segura, sua implementação requer planejamento e treinamento adequados.

Para ajudar no processo de desenvolvimento e implementação de soluções de IA específicas para as necessidades do negócio, considere contratar profissionais com conhecimento em ciência de dados, aprendizado de máquina e programação

Também é importante oferecer treinamento em IA para outros profissionais da empresa que podem se beneficiar do uso da tecnologia, como as áreas de vendas, marketing, contabilidade, logística, administração e outras.

5. Escolha as tecnologias de IA adequadas

Existem várias tecnologias de IA disponíveis, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, e a aplicabilidade de cada uma delas vai variar de acordo com as dores e necessidades da sua empresa. 

Por isso, familiarizar-se com o universo da inteligência artificial e identificar as principais necessidades do negócio são etapas essenciais do processo.

Avalie cuidadosamente as opções disponíveis e escolha aquelas que se adequem melhor ao negócio. Também vale considerar a possibilidade de utilizar soluções prontas, como as plataformas de IA disponíveis no mercado.

6. Comece com projetos pilotos

Por fim, antes de implementar a IA em larga escala, é recomendável começar com projetos pilotos. 

Isso permitirá testar e ajustar a aplicação da IA em um ambiente controlado, identificando desafios e oportunidades de melhoria antes de expandir a implementação para outras áreas da empresa.

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.