x

Sugestão de procedimento para empresas "desaparecidas"

Com relação ao assunto em questão, informamos que não existe uma orientação formal sobre esse fato, até

23/10/2008 00:00:00

1,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Com relação ao assunto em questão, informamos que não existe uma orientação formal sobre esse fato, até porque o código de ética do contador é omisso quanto a essa situação.



Existe apenas uma orientação no sentido de salvaguardar os interesses do contador que está responsável técnico pela empresa "desaparecida" e não quer mais dispensar seu precioso tempo com ela. Esta orientação visa evitar prejuízos futuros com a responsabilização do contador, por não ter este entregue as obrigações principais e acessórias da empresa em questão.

Orientação: notificar o cliente por correspondência com AR. Se o cliente se negar a receber a carta, notificar através de cartório. Não sendo possível localizar o cliente, proceder o envio da comunicação com AR para guardar o referido documento e publicar anúncio em jornal de grande circulação do município, citando a disponibilização dos documentos da empresa e término unilateral do contrato e da responsabilidade técnica, citando a competência (mês e ano) em que isso ocorrerá.

Desta forma é possivel resguardar os direitos do contador, evitando assim a cobrança futura de multas e demais responsabilidades.

Fonte: Sescon/SC

Enviado por: Wilson Fortunato

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.