x

ESOCIAL

eSocial: liberado o envio de eventos de folha com reajuste de valores previdenciários de maio

A portaria Interministerial, do Ministério da Previdência Social e do Ministério da Fazenda, atualizou a tabela de faixas para atribuição de alíquotas previdenciárias.

19/05/2023 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Folha com reajuste previdenciário já pode ser enviado ao eSocial

eSocial: liberado o envio de eventos de folha com reajuste de valores previdenciários de maio

Contribuintes já podem enviar eventos de folha para o eSocial após publicação de portaria que reajusta valores previdenciários a partir de maio/2023.

A portaria Interministerial, do Ministério da Previdência Social e do Ministério da Fazenda, atualizou a tabela de faixas para atribuição de alíquotas previdenciárias, bem como limite de salários de contribuição ao INSS, com base no novo salário mínimo nacional de R$ 1.320,00, válido a partir do dia 01 de maio de 2023.

A alteração foi implantada no dia 9 de maio deste ano, com a liberação do envio dos eventos de remuneração ao eSocial referentes à competência maio/2023.

Eventos de desligamento (S-2299) e término de TSVE (S-2399)

A transmissão dos eventos de Desligamento (S-2299) e Término do Trabalhador Sem Vínculo de Emprego (S-2399) não foi bloqueada. Como a portaria com as novas alíquotas foi publicada com vigência retroativa a 1º de maio deste ano, cabe ao empregador realizar, antes do fechamento da folha do mês de maio/2023, a retificação dos eventos que foram transmitidos antes da implantação da alteração, para que os cálculos passem a contemplar os valores atualizados pela portaria.

Com informações gov.br

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.