x

SEGURO-DESEMPREGO

Parcela seguro-desemprego: indisponibilidade no TED do BC afeta data de pagamento

Parcelas serão reemitidas para pagamento na próxima terça-feira (23).

19/05/2023 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Seguro-desemprego: problema no TED do BC prorroga pagamento

Parcela seguro-desemprego: indisponibilidade no TED do BC afeta data de pagamento

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi comunicado pela Caixa Econômica Federal, agente pagador do seguro-desemprego, que, devido à indisponibilidade na operação TED do Banco Central do Brasil (BC), houve a devolução de 45.335 parcelas do seguro.

O pagamento via TED das parcelas estava programado para esta terça-feira (16).

Com a indisponibilidade, o pagamento será efetuado no próximo lote, programado para a próxima terça-feira (23), não sendo necessário o cidadão ou cidadã realizar qualquer tipo de solicitação junto ao MTE.

As informações do pagamento estarão disponíveis para consulta dos trabalhadores na Carteira de Trabalho Digital, a partir das 12h do dia 20 de maio.

Vale ressaltar que apenas as parcelas via TED foram devolvidas e serão reemitidas para pagamento no dia 23 de maio, o restante foi pago normalmente.

O MTE lamenta o ocorrido e reitera que atua no sentido de assegurar os benefícios a que os trabalhadores têm direito.

Vale ressaltar que desde o dia 11 de maio, a parcela mínima do seguro-desemprego subiu para R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo.

Apesar de o piso nacional ter sido corrigido no dia 1º de maio, a data de referência para o reajuste do valor mínimo do seguro-desemprego é o dia 11, seguindo uma lei de 1990, que regulamentou o pagamento.

Segundo o texto, o piso do benefício é igual ao salário mínimo do mês anterior (neste caso, R$ 1.302, válido até 30 de abril), se o seguro-desemprego for depositado ao trabalhador até o dia 10 do mês atual. 

O valor é atualizado para o piso nacional do mês vigente, caso o benefício seja pago a partir do dia 11.

Para as demais faixas do seguro-desemprego, nada mudou. As faixas intermediárias e o teto foram corrigidos em janeiro de 2023, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou 2022 acumulado em 5,93%.

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego e Extra

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.