x

FOLHA DE PAGAMENTO

Folha de pagamento: fim da desoneração aumenta o risco de demissões

Objetivo é levar a discussão da desoneração da folha de pagamento para a reforma tributária.

19/05/2023 14:00:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Demissão: fim da desoneração da folha aumenta risco de alta

Folha de pagamento: fim da desoneração aumenta o risco de demissões

A não prorrogação da desoneração da folha de pagamento, que termina em dezembro de 2023, deve levar a demissões e à diminuição de contratações, estimou o presidente-executivo da Brasscom, Affonso Nina.

A avaliação de Nina ocorreu nesta quinta-feira (18) durante uma apresentação para a imprensa do Relatório Setorial, que compila os dados de fontes diversas, apontando o comportamento do mercado em Tecnologia da Informação de Comunicação (TIC) em 2022 e as tendências perspectivas de investimentos e transformação digital.

Contudo, perguntando se acha que a prorrogação passará, Nina disse estar confiante na aprovação.

Há em curso um projeto de lei, apresentado pelo senador Efraim Filho para prorrogar até 2027 a desoneração da folha de pagamentos para dezessete setores da economia. 

A audiência pública para tratar sobre o assunto está marcada para a próxima terça-feira (23).

Nina disse que a Brasscom está articulada com os demais setores para fomentar a prorrogação. 

“É um  movimento articulado por todos os setores mostrando os benefícios de empregos e arrecadação, porque a desoneração gerou uma base maior, cresceu o bolo. Está sendo bom do ponto de vista de arrecadação também”, ressaltou.

Olhando adiante, a intenção é levar a discussão da desoneração para a reforma tributária, porém é algo que entraria em uma segunda fase. 

“Pregamos que o emprego deve ser o menos oneroso possível; não tributar o emprego”, disse o presidente da Brasscom. Ele adiantou que a associação está formulando um posicionamento mais amplo acerca da reforma tributária. Contudo, independentemente da Reforma Tributária, Affonso Nina defendeu que passe o PL da desoneração. “Se deve estender a desoneração para mais períodos até para dar mais tempo para se discutir esta parte na Reforma Tributária”, completou. 

Com informações do Convergência Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.