x

ICMS-ST

Como calcular e gerar guias de ICMS-ST, Antecipação do ICMS e DIFAL de forma eficiente

O ICMS é o imposto mais complexo do Brasil e que demanda mais tempo dos departamentos fiscais, veja como otimizar e ganhar mais tempo.

23/05/2023 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Como calcular e gerar guias de ICMS-ST

Como calcular e gerar guias de ICMS-ST, Antecipação do ICMS e DIFAL de forma eficiente Foto: LinkedIn Sales Navigator/Pexels

Quem nunca recebeu um auto de infração ou teve a carga retida em uma barreira fiscal? Um dos maiores desafios enfrentados por contadores e profissionais de departamentos fiscais é lidar adequadamente com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Interestadual). 

As modalidades do ICMS que mais geram dúvidas e demandam mais tempos desses profissionais são: 

  • Substituição Tributária (ICMS-ST);
  • Antecipação do ICMS;
  • Diferencial de Alíquota (DIFAL).

Calcular os valores a recolher dessas modalidades de ICMS é uma tarefa complexa, pois as alíquotas, base de cálculo e benefícios fiscais variam para cada estado. 

Compreender e aplicar corretamente essas regras é um desafio para os profissionais contábeis. Calcular valores a recolher de notas fiscais pode levar dias e até semanas a depender do volume. 

Gerar guias também é uma atividade onerosa devido ao processo ser realizado de forma manual. Dúvidas surgem quanto a forma de gerar, se é por operação ou apuração, aos tipos de códigos a serem utilizados. 

Estima-se que o profissional gasta de três a cinco minutos para emitir uma guia de ICMS, um departamento fiscal com demanda pequena de 100 guias mensais gastará pelo menos cinco horas para realizar essa atividade.

A complexidade do ICMS leva a um dado alarmante. Em pesquisa intitulada “Tax do Amanhã”, realizada pela Deloitte, constatou-se que as empresas podem gastar até 34 mil horas ao ano para apurar e pagar tributos, preencher e entregar obrigações acessórias e acompanhar fiscalizações. São 34 mil horas que poderiam estar sendo muito melhor aproveitadas pelo empresário ou contador.

Como solucionar?

Pensando em otimizar os processos de cálculo e geração de guias do ICMS-ST, ICMS Antecipado e DIFAL, o sistema Tributei automatiza esses processos para proporcionar mais agilidade e ganho de tempo para os departamentos fiscais. 

Automatizando o cálculo e geração de guias com o Tributei

O sistema Tributei reúne em uma única ferramenta a captura dos documentos fiscais, o cálculo do ICMS-ST e geração da guia de pagamento de forma automatizada. A solução funciona de forma simples e totalmente automatizada, conforme o fluxo abaixo:

O Tributei faz o download das Notas Fiscais eletrônicas (NFe’s) de forma automatizada, em seguida cruza os dados contidos na NFe com a legislação implantada no Tributei para entregar o cálculo de 100 NFe’s em apenas um minuto. 

Após calcular, o sistema apresenta relatórios que identificam os valores a recolher, valores cobrados de forma indevida para as NFe’s recolhidas pelo fornecedor e apresenta informações de custos de cada produto para auxiliar na precificação.

Após ter as NFe’s calculadas e com os valores a recolher identificados, o Tributei gera as guias por meio de um processo robotizado, podendo gerar várias guias em lote, eliminando a necessidade de preenchimento manual do formulário dos sites do fisco. 

No sistema é possível gerar guias internas dos estados, como por exemplo, DAR-MT, GRPR, DAE-MG e GARE-SP.

Você pode testar gratuitamente o Tributei em: https://tributei.net

Benefícios de automatizar o cálculo e geração de guias com o Tributei

  • Legislação parametrizada e atualizada: não há necessidade de parametrização manual de alíquotas e o time fiscal do Tributei acompanha e atualiza a legislação; 
  • Cálculo e guias em lote: calcule e gere guias de várias NFe’s em lote, aumentando a produtividade do time fiscal;
  • Eliminação de erros: com processo automatizado você tem precisão nos cálculos realizados e na geração das guias a recolher;
  • Ganho de tempo: o Tributei economiza 97% do tempos gasto, reduzindo horas extras e perdas dos prazos do fisco;
  • Redução de custos: com cálculos assertivos e prazos atendidos, sua empresa evita pagamento de ICMS a mais, e de multas e juros.

Você pode testar gratuitamente o Tributei, clique aqui.

Lançamento: Automação e Inteligência Comercial para o ICMS

Empresas do comércio que possuem dificuldade com o ICMS interestadual terão apoio de uma nova solução no mercado, a Automação Comercial do ICMS.

Com essa nova solução o Tributei irá automatizar os processos de apuração e pagamento do ICMS e irá gerar inteligência para as áreas de compras, cadastro de produtos e vendas.

Essa nova solução será lançada oficialmente no evento “Conta Azul CON23” no dia 13 de junho de 2023. Para conhecer mais sobre a Automação Comercial do ICMS clique aqui.

Tributei

O Tributei é uma startup que revolucionou a forma como as empresas lidam com o ICMS. Com um processo automatizado de ponta a ponta, o software reduz 97% do tempo gastos com tarefas manuais que envolvem o cálculo e geração de guias do ICMS, e ajudou a economizar mais de R$ 12 milhões em ICMS que seriam pagos de forma indevida.

Recentemente a startup levantou mais uma rodada de investimento de cerca de R$1,3 milhão. O investimento foi realizado pela FINEP, BossaNova Investimentos e Thiago Nigro, O Primo Rico. 

Se você atua em um departamento fiscal de uma contabilidade ou empresa do comércio e tem muitas notas com ICMS-ST para calcular, conheça o Tributei e teste grátis a automação de cálculos e geração de guias do ICMS-ST, Antecipação do ICMS e DIFAL.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.